Judô de MS é vice geral no Brasileiro Sub 18
- Luciano Kishô Shakihama
- 3 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
A delegação de Mato Grosso do Sul terminou o Campeonato Brasileiro Sub 18 de judô, neste fim de semana, em segundo lugar no quadro geral de medalhas. Na competição que ocorreu em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador (BA), os sul-mato-grossenses conquistaram três medalhas de ouro, uma de prata, e duas de bronze.

No feminino, as judocas deixaram o Estado na vice-liderança, com duas de ouro, uma de prata, e uma de bronze. Empatou com o Rio de Janeiro, que levou vantagem por ter obtido um quinto lugar a mais.
Na Meio Leve (48 kg), Aléxia Nascimento, do Judô Futuro, também da Capital, derrotou três adversárias por ippon, e uma por wazari, para ser a campeã. A sul-mato-grossense cabeça de chave 1 superou Paloma Santos (AP), Vanessa Silva (PB), Maria Oliveira (SC), e, na decisão, Beatriz Oliveira (DF), por ippon.

No peso Ligeiro (44 kg), Letícia Menino, do Clube Rocha, de Campo Grande, confirmou o favoritismo e venceu as quatro lutas por ippon. Pela ordem, a atleta bateu Louise Carvalho (MG), Kamily Barbosa (PA), Isabela Leite (RS), e, na final, Laura Soken (PR).

Na Super Ligeiro (40 kg), houve dobradinha no pódio. Chrislayne Alencar, cabeça de chave 2, vice, perdeu para Maisa Carvalho (MA), por wazari, e ficou com a prata. Já Silveni Santos terminou com a medalha de bronze. A dupla treina na Associação Yada em Itaporã, 243 km ao Sul de Campo Grande.

Terceiro lugar no pódio também foi obtido por Karla Oliveira, da Faixa Preta, no peso Pesado (+70kg). Na mesma disputa, Fantine Medeiros, do Rocha, terminou em quinto. Ainda pelo feminino, Diemelly Nascimento (-52kg), perdeu na primeira luta, Maria Fernanda Sabbo (-57kg), caiu nas quartas de final. E Luanna Nascimento (-63kg), foi derrotada nas oitavas.

No masculino, Gabryel Romeiro, do Rocha, foi o campeão no 73 kg. Em quatro lutas, ganhou três por ippon e um wazari. O cabeça de chave 2 venceu André Carvalho (BA), Caique da Silva (RJ), Eduardo Oliveira (RS), e Victor Hugo Nascimento (SP). Giovane Cano perdeu a sua primeira luta.
O bronze veio com Kaique Pires no Pesado (+90kg). O atleta do Judô Futuro chegou até a semifinal, em que foi derrotado. Na sequência, garantiu o terceiro lugar na repescagem. Os dois pódios deixaram Mato Grosso do Sul em terceiro no geral, atrás de São Paulo, com uma de ouro, quatro de prata, e uma de bronze, e de Rio Grande do Sul, com três de ouro e uma de bronze.
Entre os demais sul-mato-grossenses, José Demarco (60kg), foi o quinto, Ivan Rodrigo Lhopis (66 kg), favorito ao pódio, foi surpreendido e foi eliminado logo na primeira luta, nas oitavas, Diogo Silva (-81kg). Ryan Ribeiro (-90kg) também perdeu o seu primeiro combate. Dos 26 estados participantes, só oito fizeram campeões brasileiros e 17 tiveram pelo menos, um atleta no pódio nacional da classe juvenil. O vizinho Mato Grosso, sem pódios, ficou em último no geral, ao lado de Roraima.
Comments