top of page
super_banner_SPE.gif

Circuito nacional registra 4 recordes mundiais paralímpicos

O mineiro atleta Claudiney dos Santos (CAD), da classe F56, estabeleceu o novo recorde mundial do lançamento de disco no Circuito Loterias Caixa de atletismo, encerrado domingo, 3, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

A competição reuniu 287 atletas de 22 Estados e do Distrito Federal no fim de semana e marcou a estreia das etapas nacionais em novo formato. Nos dias e 9 e 10, será a vez dos atletas da natação disputarem a primeira nacional do Circuito, também no CT Paralímpico.

Claudiney dos Santos - Leandro Martins/MPIX/CPB

Claudiney lançou o disco a 46m68 e bateu o recorde mundial, a antiga marca era 45m49 do iraniano Ali Mohammadyari desde 2014. Natural de Bocaiúva, Minas Gerais, ele sofreu um acidente de moto em 2005, aos 25 anos. No hospital, precisou amputar a perna ao nível do quadril (desarticulação de quadril). Neste ano, o atleta de 39 anos passou a integrar o grupo de atletas que participam do centro de referência de atletismo que treina no CT Paralímpico e conta com cerca de 50 integrantes.

Campeão paralímpico no lançamento de disco nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e prata nos Jogos de Londres no lançamento de dardo (F57, na época), Claudiney compõe o grupo de atletas que viaja à Europa ainda neste mês para disputar etapas do Grand Prix de atletismo. “Venho numa evolução boa, agora é focar na preparação do Grand Prix e dar o meu melhor”, comentou.

A seleção brasileira de atletismo embarca para França, para disputar a etapa de Paris do Grand Prix da modalidade, nos dias 14 e 15 deste mês. Depois a equipe segue para Berlim, na Alemanha, para outra etapa do Grand Prix, de 30 de junho a 1 de julho. Os eventos compõem o principal circuito internacional da modalidade, organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).

Elizabeth Gomes - Leandro Martins/MPIX/CPB

Ao todo, 14 recordes brasileiros, seis das Américas e quatro mundiais foram batidos nesta 1ª etapa nacional do Circuito de atletismo. No sábado, Elizabeth Gomes (ASPA) bateu os recordes mundiais das provas de arremesso de peso com 7m41 e de lançamento de disco com 16m44, da classe F52, e André Rocha (ADV-VALE) superou sua própria marca mundial no arremesso de peso, da classe F53, com 8m81.

A segunda etapa nacional será em agosto. E, em outubro, o Campeonato Brasileiro – antiga terceira fase – reunirá os oito melhores de cada prova e classe de acordo com o ranking nacional da modalidade.

O calendário das etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa em junho ainda contempla a etapa do halterofilismo, de 22 a 24, que será realizado simultaneamente à 2ª Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas, também no CT Paralímpico.

Notícias Relacionadas

bottom of page