top of page
super_banner_SPE.gif

Luan ganha todas por ippon e brilha no Canadá

O sul-mato-grossense Luan Simôes Pimentel foi um dos destaque do Brasil no Campeonato das Américas IBSA de judô paralímpico, domingo (20), no Olympic Oval, em Calgary (CAN). No peso até 73 kg, o atleta de 20 anos foi um dos seis brasileiros a conquistar o ouro.

Luan Pimentel contra Rodolfo Ramirez (ARG), em Calgary (CAN) - Tadeu Casqueira/CBDV

Ao Só Por Esportes, Luan disse um pouco como foi a sua campanha em tatames canadenses. “Consegui lutar muito bem, as três lutas, ganhei por ippon”, comentou o judoca nascido em Camapuã, no começo da noite de domingo, direto do Canadá.

Até a medalha de ouro, o sul-mato-grossense derrotou um mexicano, um estadunidense e um argentino. “Ganhei todas (as lutas) no chão, uma por chave de braço, duas por imobilização, consegui lutar muito bem”, acrescentou o brasileiro.

Empolgado, o judoca mandou um alô ao pessoal do SPE (vídeo abaixo)

A atuação de Luan chamou a atenção da delegação responsável pela equipe nacional no Canadá. O site da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), destacou a performance do judoca que mora e treina em Campo Grande.

“O judoca dos leves derrotou todos os adversários e conquistou a sua primeira medalha de ouro fora do país. O sul-mato-grossense é uma das apostas da seleção brasileira para este ciclo e se destacou nas últimas etapas Grand Prix Infraero”, citou matéria no site da Confederação.

Luan Pimentel no pódio do peso Leve do Campeonato das Américas - Tadeu Casqueira/CBDV

“Foram lutas bem duras, mas estava num dia bom, bem treinado. Consegui aproveitar bem o que a gente fez nas fases de treinamento com o sensei Garcia e o sensei Jaime, então deu tudo certo hoje e foi o meu dia”, disse o paratleta ao site da CBDV.

Das 11 disputas por medalhas foram dez conquistadas pelo país. Além de Luan, as demais de ouro vieram com Maria Núbea Lins (-57kg), Lúcia Araújo (-63kg), Rebeca Silva (+70kg), Arthur Silva (-90kg) e Antônio Tenório (-100kg). As pratas foram conquistas por Karla Cardoso (-52kg), Meg Emmerich (+70kg) e Thiego Marques (-60kg), e o bronze por Harlley Arruda (-81kg).

Delegação brasileira no Canadá - Tadeu Casqueira/CBDV

Os brasileiros permanecem no Canadá, onde participam de treinamento com judocas que estiveram no campeonato até a quarta (23). A chegada ao Brasil está prevista para a manhã da próxima quinta-feira, 24, no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Notícias Relacionadas

bottom of page