top of page
super_banner_SPE.gif

Trio de MS obtém bons resultados em Open Internacional de SP

  • Luciano Kishô Shakihama
  • 29 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Mato Grosso do Sul teve paraatletas no pódio do Open Internacional Loterias Caixa, em São Paulo (SP), encerrado no sábado (28). Segundo o professor Daniel Sena, no atletismo, Mauro Lino Pena Júnior, Evelen Oliveira, e Jhonatan da Silva chegaram entre os primeiros na sua modalidade.

Ao Só Por Esportes, na tarde deste domingo (29), Daniel Sena afirmou que estava na cidade paulistana desde o dia 15, quando se juntou à seleção brasileira. E, o restante da equipe sul-mato-grossense desembarcou em São Paulo há uma semana (22). “Foi uma competição de nível altíssimo. Era também a última tentativa para os atletas do Brasil conseguirem índices para as competições na Europa”, comentou o técnico da equipe Seninha, de Campo Grande.

Jhonathan da Silva, da Dourados Paralímpico, foi prata nos 100m e salto em distância, classe 38, de acordo com informações de Daniel Sena.

Já Evelen de Oliveira, da Associação Seninha, venceu o salto em distância T12, com a marca de 4,68m. Além de um quarto lugar nos 100m para atletas com baixa visão.

Evelen Oliveira, à esquerda, no pódio de Open em SP - Daniel Sena/Facebook

E, Mauro Pena Júnior, na classe 36, foi o campeão no arremesso do peso, com 12,65m. De acordo com o regulamento do evento, por ter menos de cinco participantes, não houve premiação. “Ele ganhou (a prova), mas não recebeu medalha”, acrescenta Sena.

Porém, o atleta da ADD-MS, é o que tem mais chances de obter uma vaga para as competições europeias. Precisa aguardar a confirmação pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), que utiliza mais critérios além das marcas conquistadas.

Mas, segundo Sena, Mauro está no páreo, “porque ele é o campeão das Américas, recordista brasileiro, e fez uma marca próxima do recorde”. Entretanto, o técnico de Mato Grosso do Sul e integrante da seleção brasileira, mostra cautela e ressalta que não é garantia de que o paraatleta da Associação Driblando as Diferenças já esteja com vaga nas competições europeias

Mauro Pena Júnior confirmou o favoritismo no fim de semana - ADD/Facebook

“(O Open) Foi uma competição muito positiva, de preparação, em ano que tem o Campeonato Mundial, o Parapan. Agora, a nossa batalha é treinar para melhorar as marcas”, analisou Sena, ao SPE. “Importante ressaltar que nós só fomos porque a Fundesporte deu a passagem aérea de ida e volta”, lembra o professor.

Quatrocentos atletas, dos quais 226 do atletismo e 174 da natação, participaram do Open. Ao todo, 13 países estiveram representados: África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Gana, Israel, México, Peru, Portugal e Turquia.

As disputas da natação fazem parte da World Series, circuito organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), assim como o atletismo faz parte do Grand Prix, também do IPC.

Comments


Notícias Relacionadas

bottom of page