Victoria e Saymon jogam torneio que reúne os melhores do país
As duplas de Victoria, que atua ao lado de Tainá (SE), e de Saymon, parceiro de Álvaro (PB), disputam o maior torneio de vôlei de praia do país em Brasília (DF). A quinta edição do SuperPraia ocorre de quinta-feira (26) a domingo (29), no estacionamento do estádio Mané
Garrincha.
A dupla de Victoria chega à capital federal depois de uma boa temporada. Aos 18 anos, a sul-mato-grossense conquistou resultados importantes e a parceria da revelação brasileira está entre as cinco melhores do ranking nacional.
No masculino, Saymon e Álvaro tentam sair da maré de azar. A dupla, que já liderou o ranking brasileiro, tenta o primeiro pódio de peso na temporada. O equilíbrio nas disputas entre os homens, faz que o campo-grandense, 24 anos, e o paraibano percam partidas nos detalhes no tie-break.
Se entre as mulheres, três times diferentes já conquistaram o SuperPraia, entre os homens somente uma dupla sentiu o gosto do ouro desde a criação do torneio, em 2014. Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) são tetracampeões. Em 2014, superaram Ricardo/Márcio Araújo (BA/CE) na decisão. No ano seguinte, vitória sobre Ricardo/Emanuel (BA/PR). Em 2016, triunfo sobre Evandro/Pedro Solberg (RJ), e no ano passado, ouro na final contra Álvaro Filho/Saymon (PB/MS).
A competição reúne apenas os melhores times da temporada. Enquanto uma etapa do Circuito Brasileiro Open conta com 24 times na fase de grupos, em cada gênero, no SuperPraia estarão os 14 primeiros do ranking brasileiro 17/18, além de dois times convidados, que completam o número de 16 duplas.
Os 16 times de cada naipe são divididos em quatro grupos de quatro, onde jogarão entre si no sistema de eliminatória dupla, em que vencedores enfrentam vencedores, e perdedores encaram os perdedores da primeira rodada.
Os primeiros colocados dos grupos vão direto para as quartas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. O naipe feminino começa na quinta-feira, com a final no sábado à noite, enquanto o torneio masculino se inicia na sexta-feira, com a disputa de medalhas no domingo de manhã.
No SuperPraia também serão conhecidos os vencedores dos prêmios ‘Craque da Galera’, de votação popular, e dos melhores da temporada em cada fundamento (saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio, defesa, revelação, atleta que mais evoluiu e melhor jogador). Esta escolha é feita pelos próprios atletas e treinadores. (Com CBV)