top of page
super_banner_SPE.gif

Na China, Saymon busca 1º pódio mundial no ano

A dupla formada pelo sul-mato-grossense Saymon e o paraibano Álvaro é uma das representantes do Brasil na etapa de Xiamen, na China, válido pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2018, esta semana. A parceria, que já disputou este ano os torneios de Fort Lauderdale (EUA), e no Qatar, tenta o primeiro pódio no Circuito Mundial, este ano.

Na cidade de Fort Lauderdale, em fevereiro, foram eliminados ainda na fase classificatória. Em Doha, mês passado, pararam nas quartas de final. Agora, após Álvaro recuperar-se de lesão, a dupla de Saymon encara o desafio de voltar a um pódio de “peso”. Nesta temporada, o time conquistou “apenas” uma etapa do Circuito Sul-Americano e, também não chegou em finais do Open nacional. Pouco para quem já foi líderes de ranking.

Álvaro e Saymon na etapa mundial em Doha - FIVB/Divulgação

Na escala que mede a importância dos torneios do tour internacional, os eventos quatro estrelas, como o de Xiamen, estão abaixo apenas dos torneios cinco estrelas (Major Series) e do Campeonato Mundial, que é disputado a cada dois anos (o próximo ocorre apenas em 2019). Os times campeões neste fim de semana recebem 800 pontos no ranking geral e cerca de R$ 68 mil em prêmios. Ao todo são 150 mil dólares em premiação às duplas participantes.

Entre os homens, além de Saymon e Álvaro, o Brasil será representado por Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), e Vitor Felipe/Guto (PB/RJ). No naipe feminino, já estão classificadas pela posição no ranking de entradas Ágatha/Duda (PR/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ) e Taiana/Carol Horta (CE), que entram em ação a partir de quinta-feira (19). Já Juliana e Andressa (CE/PB) terão que disputar o classificatório, e em caso de vitória, se juntam aos demais times na fase de grupos.

O sistema de disputa acontece com os 32 times de cada naipe divididos em oito grupos de quatro duplas. Os primeiros colocados de cada chave após a fase de grupos vão direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. Desta fase em diante, a competição segue em formato eliminatório simples até as disputas de medalha.

Esta será a sexta vez que a cidade de Xiamen recebe uma etapa do Circuito Mundial. O Brasil soma quatro medalhas, sendo três de ouro, com Alison/Vitor Felipe, em 2013, Juliana/Maria Elisa, em 2014, e Fernanda Berti/Bárbara Seixas, em 2017. A prata foi conquistada por Talita/Taiana, em 2013.

Os times brasileiros somam até aqui três medalhas no Circuito Mundial 2018, sendo um ouro (Fernanda Berti/Bárbara Seixas) e duas pratas (Carol Horta/Taiana e Carol Solberg/Maria Elisa). Além de Xiamen, a China sediará outras quatro etapas no Circuito Mundial 2018, de duas e três estrelas, além de ser palco do Campeonato Mundial Sub-19, que ocorre em Nanquim, de 10 a 15 de julho. Já a etapa brasileira do tour acontece de 16 a 20 de maio, em Itapema (SC). (Com CBV)

Notícias Relacionadas

bottom of page