Vice na 1ª etapa, Victoria quer subir um degrau no Sul-Americano
As duplas dos jogadores de Mato Grosso do Sul, Victoria e Saymon, representam o Brasil na etapa da Argentina, a segunda do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2018. Os jogos serão realizados no Balneário ‘La Florida’, na cidade de Rosário – a 297 km de Buenos Aires -, de sexta-feira (9) a domingo (11). O país lidera o ranking feminino e está na segunda colocação no naipe masculino.
Vice-campeã em Nova Viçosa, quando foi superada na partida final, a sul-mato-grossense Victoria quer o lugar mais alto do pódio. “A expectativa para a etapa da Argentina é das melhores, normalmente as duplas brasileiras são as principais adversárias e existe uma competição interna muito sadia”, falou a atleta de 18 anos, nascida em Ivinhema, e que também passou por Três Lagoas. A jogadora faz dupla com Tainá, do Sergipe, onde mora e treina.
“Na primeira etapa tivemos uma prata muito boa para nós, começar a temporada subindo ao pódio. Estudamos os erros que cometemos na final, treinamos muito para nesta etapa conseguir um primeiro lugar. Ficamos sempre muito alegres por representar nosso país”, disse Victoria, ao site da CBV. Na abertura, a dupla perdeu o ouro para Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE).
No masculino, Saymon, ao lado de Álvaro Filho (PB), é o favorito ao pódio em Rosário. Atuais campeões brasileiros, os parceiros querem a reabilitação após a etapa Open do Circuito Nacional, em Fortaleza. Na capital cearense, o campo-grandense de 24 anos foi eliminado ainda na fase de grupos.
As argentinas Milena Churin e Delfina Villar serão as primeiras adversárias da dupla brasileira feminina. Já Álvaro Filho/Saymon também terá um time da casa na primeira partida, formado por Mauro Zelayeta e Bautista Amieva. A competição em Rosário contará com 12 duplas em cada naipe, sendo quatro grupos com três times.
Ao todo são seis etapas para os dois naipes, e dois torneios ‘Finals’, que contam com um naipe cada. O ranking geral do Circuito Sul-Americano é feito para os países, e pontua a dupla mais bem colocada das nações em cada parada, mesmo que um país tenha mais de uma equipe no pódio. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, e assim, em cada posição seguinte, são reduzidos 20 pontos.