Com pouco tempo para descanso, paracanoísta de MS já planeja 2018
- Luciano Kishô Shakihama
- 13 de dez. de 2017
- 2 min de leitura

Um dos principais nomes da paracanoagem brasileira, a sul-mato-grossense Debora Benevides faz um balanço de seu desempenho na temporada 2017. O objetivo neste período sem competições é planejar 2018 e correr atrás de apoios e patrocinadores.
Aos 21 anos, e ao Só Por Esportes, a campo-grandense admite que está em “falta” com os pais, mas remar é preciso. “É difícil a gente ter um tempinho de descanso. O planejamento para um ciclo olímpico e muito intenso. São muitos treinos e compromissos”, disse a para-atleta.
“Vai fazer cinco anos agora em dezembro que estou no Rio de Janeiro, então visito meus pais bem pouco. Esses dias até tomei uma bronca da minha mãe, mas são sacrifícios que a gente tem que fazer”, revela a sul-mato-grossense.

E, dentro da água, qual será o primeiro compromisso de 2018? E, a principal competição do ano que vem?
“Meu primeiro compromisso será o Campeonato Brasileiro (ainda sem data e locais definidos), que é a competição que decidirá quem vai formar a seleção na temporada e que, consequentemente, irão disputar os torneios internacionais. É uma espécie de seletiva”, pontua Debora.
“A meta é manter os bons resultados deste ano e seguir na seleção brasileira, visando as próximas Paralimpíadas, em Tóquio-2020”, acrescenta. Caso confirme a vaga, será a sua segunda participação em Jogos Paralímpicos.
Campeã de tudo na América do Sul; campo-grandense projeta voos maiores

Para a paracanoísta, os objetivos traçados no início do ano foram alcançados e ela fecha mais um ano da sua carreira fortalecida e com o sonho de voos ainda maiores.
Dentro da América do Sul, Debora faturou praticamente tudo o que disputou. No primeiro semestre, faturou a Copa do Brasil, e já na segunda metade do ano garantiu também o quarto título brasileiro consecutivo e o bi do Pan-Americano.
E alcançou sua melhor participação em mundiais ao fechar o torneio disputado na República Tcheca em nono na final A, ao lado das principais atletas do mundo na sua prova, os 200 metros.
“Foi uma temporada maravilhosa. Conseguimos atingir praticamente tudo o que foi planejado no início do ano. Os resultados foram muito bons, e o aprendizado também. Acredito que fecho 2017 tecnicamente melhor e mais forte física e psicologicamente. Agora é descansar um pouco e já focar em 2018”, analisou a atleta, por meio de sua assessoria.
Os próximos meses serão destinados a fechar relatórios e buscar parceiros e patrocinadores para a nova temporada que se iniciará em janeiro. Para isso, Debora conta com a ajuda de sua equipe. “Já iniciamos o trabalho de prospecção, temos alguns contatos em andamento. E a expectativa é de que possamos encaminhar as coisas nos próximos dias para traçar um planejamento oficial de 2018”, contou a sul-mato-grossense.

Neste ano, Debora contou com os patrocínios do Ministério do Esporte, Bolsa Atleta, Roldão Atacadista, AMGS e HMS. “Sou muito grata a todos. Foram parceiros importantes, que com certeza ajudaram em todos estes resultados positivos que objetivemos em 2017. Sem eles nada disso seria possível”, destacou.
A reprodução da matéria é permitida, e o crédito, obrigatório.
Comentarios