Novo leva a virada aos 44 e MS sai da Série D
Até os 25 minutos do segundo tempo, o Novoperário fazia 2 a 0, fora de casa, e vislumbrava a chance de ter mais quatro jogos até a conquista ao acesso para a Série C 2019. Porém, foi superado por 2 a 3 pelo Iporá-GO, no estádio Ferreirão, e deu adeus ao Brasileiro da Série D. Nas oitavas de final, o único time de Goiás ainda vivo na competição terá pela frente o Treze-PB.
O Novo, que jogou o torneio por meio de parceria com o Nacional-SP, que cedeu jogadores e comissão técnica, engrossa a estatística do futebol sul-mato-grossense. Pelo terceiro ano seguido, o Estado para na segunda fase. A eliminação decreta o fim da temporada 2018 de Mato Grosso do Sul no cenário nacional. Em 2019, os representantes devem ser Operário e Corumbaense.
Neste domingo (10), o jogo em Iporá deu sinais de que o visitante alviverde conquistaria a classificação inédita para o Estado. Aos 27 minutos do primeiro tempo, o árbitro marcou pênalti a favor do Novo. O lance gerou muita reclamação do time da casa que pedia a falta fora da área. João Lucas cobrou a penalidade sem chances para o goleiro. O Iporá aumentou a pressão, mas o representante de Campo Grande foi para o intervalo em vantagem.
No segundo tempo, aos 5 minutos, Matheus Ortigoza ampliou para a equipe do técnico Ricardo Perpétuo. O gol desestabilizou o time goiano, que demorou 20 minutos para voltar a equilibrar a partida.
Marco Antônio, de dentro da área, em jogada individual chutou forte para vencer Felipe e esquentar o confronto aos 25. O placar ainda classificava o Novo, porém aos 37, Saulo igualou o jogo, e levava a decisão para a disputa de penalidades máximas. O desespero mudou de lado definitivamente quando a equipe do interior de Goiás teve um pênalti a favor.
Aos 44, Danilo Ribeiro virou o jogo e, seis minutos depois, deu início para a festa dos donos da casa. Na primeira fase, o Iporá já havia ajudado a eliminar o Corumbaense.
Em Sinop, sábado (9), o futebol de Mato Grosso também se despediu da Série D. Em casa, a equipe ganhou por 1 a 0 do Linense-SP, mas na disputa por pênaltis, os paulistas levaram a melhor por 4 a 2. Porém, os mato-grossenses seguem na temporada com o Cuiabá e o Luverdense, que jogam a Série C.