Brasil vence Alemanha e fatura o bi mundial de goalball
- 8 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
O Brasil conquistou o bicampeonato Mundial IBSA de Goalball nesta sexta-feira (8), em Malmo, Suécia, ao vencer a Alemanha por 8 a 3, no Baltiska Hallen. Além do título, os brasileiros garantiram a vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
A final da competição colocou mais uma vez Brasil e Alemanha frente a frente. As equipes haviam se enfrentado duas vezes este ano, com duas vitórias brasileiras. A primeira na decisão do Malmo Intercup, há aproximadamente dois meses, quando sagrou-se campeão com vitórias de 12 a 2, e na fase de grupos deste Mundial, quando venceu os alemães por 6 a 3 na terceira rodada.
O retrospecto positivo foi levado para quadra e o Brasil mais uma vez conseguiu suportar o forte ataque dos europeus e encaixou os arremessos necessários para vencer a partida por 8 a 3 e ficar com o título. Destaque da decisão com sete gols - o outro foi de Parazinho -, Leomon Moreno falou sobre a importância de mais uma conquista.
"Essa competição foi uma lavagem na alma para nós, depois de termos perdido a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio. Esse Mundial significa muito para a gente. Vamos estar agora em Tóquio 2020, porque o nosso objetivo é a medalha paralímpica de ouro, que é a que falta no nosso quadro de medalhas. Então vai ser muita força, garra e treinamento para chegar em Tóquio e fazer, quem sabe, uma campanha ainda melhor que aqui", vibrou Leomon Moreno.
O camisa 4 foi o artilheiro do mundial, feito conquistado pela segunda vez consecutiva. Leomon marcou 44 gols, sete a menos que na edição de 2014, em Espoo, Finlândia, palco do primeiro título brasileiro.
O Mundial foi realizado entre os dias 3 e 8 de junho e contou com a presença de 16 seleções masculinas e 12 times femininos. Além do Brasil, a Alemanha e a Bélgica asseguraram a classificação para a Paralimpíada de Tóquio 2020. O próximo compromisso internacional dos brasileiros será o Parapan-Americano de Lima 2019, no Peru.

Seleção feminina conquista o bronze e a vaga para Tóquio
A seleção feminina entrou para a história ao derrotar o Canadá, por 7 a 2, na disputa da medalha de bronze do Mundial, nesta sexta-feira. Foi a primeira medalha conquistada pelo Brasil na categoria feminina, que de quebra, carimbou o passaporte para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
O Brasil chegou a brigar por uma vaga na final, no entanto, foi derrotada para a Turquia. O resultado não desanimou as brasileiras, que deram um show no jogo que valeu o terceiro lugar e com muita raça e talento conseguiram superar as canadenses por 7 a 2, gols de Carol (5) e Gleyse (2).

“Obrigado Brasil pela torcida, pela energia positiva. Estamos muito felizes pelo bronze e pela vaga. Foram jogos muito difíceis, mas muita gratidão a Deus, muito respeito a tudo o que a gente construiu desde lá do Brasil até aqui. E ao grupo, que é maravilhoso, e vamos treinar para estar em Tóquio representando o Brasil”, comemorou a pivô Gaby. (Da CBDV)
Comments