Seleção de goalball inicia treinos para defender título mundial
- 25 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
As seleções brasileiras feminina e masculina de goalball estão no CT Paralímpico, em São Paulo, para a primeira fase de treinamento para o Campeonato Mundial, na Suécia, que acontecerá entre os dias 30 de maio e 9 de junho. Até a viagem para a Europa, haverá mais quatro fases de treinamento.
De acordo com o técnico da equipe masculina, Alessandro Tosin, este é o momento em que os atletas serão avaliados e colocados em condições de jogo, já que alguns ainda não tinham feito trabalho com bola neste ano. “A nossa meta é, a partir das próximas fases, trabalhar sistemas táticos e construir um volume de jogo para chegar muito forte no Campeonato Mundial”, disse ao site do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

Campeã do último Mundial, em 2014, na Finlândia, o elenco quer manter a posição e garantir novamente o ouro para o Brasil. Com rivais fortes e tradicionais, como Lituânia, Suécia e Estados Unidos, Alessandro diz que eles não haverá jogos fáceis, principalmente porque as equipes evoluíram muito em termos defensivos. “Talvez estejam até nos observando, já que temos uma defesa muito forte”, completou.
Nesta temporada, a equipe brasileira conta com novos integrantes, como Emerson Ernesto, 18, de Campina Grande, Paraíba. O jogador nasceu com doença congênita na retina e joga goalball desde os 11 anos. “É sempre uma ótima experiência, primeiro porque aqui eu aprendo muito, além de ser uma oportunidade de conviver e treinar com os melhores jogadores do mundo”, disse o paraibano.
O Mundial da Suécia será a única competição da seleção do ano, mas representa uma das portas de entrada para o Brasil nos Jogos de Tóquio, em 2020, já que distribui vaga para os três mais bem colocados.
Comentários