top of page
super_banner_SPE.gif

Brasil fecha Gymnasiade com 87 medalhas

  • 10 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Dos 58 países participantes da Gymnasiade, mundial escolar que reúne os melhores atletas entre 15 e 18 anos, o Brasil ficou em 3º lugar no quadro geral de medalhas, à frente de países tradicionais no esporte, como França, Rússia e Estados Unidos.

Foram 86 medalhas conquistadas pela delegação brasileira, divididas em 9 modalidades, sendo 27 ouros, 26 pratas e 33 bronzes. Em primeiro lugar ficou a Ucrânia, com 104 medalhas, e em segundo o Marrocos, país-sede que conta com duas delegações participantes, com 87 medalhas. A competição terminou nesta quarta-feira (09).

Com a maior delegação do evento, em Marrakesh, a equipe verde e amarela contou com a participação de 278 pessoas, entre atletas, técnicos e autoridades do desporto escolar. Das 17 modalidades disputadas na Gymnasiade este ano, dez contaram com a participação brasileira.

Pose para foto com medalhas foi rotina entre os brasileiros no Gymnasiade - CBDE

O taekwondo celebrou a conquista inédita de quinze medalhas: onze de bronze, três de prata, e uma de ouro com o atleta Vitor Porto. O judô foi bicampeão do mundial. Dos 15 atletas que lutaram, 14 ganharam medalhas para o Brasil, sendo oito de ouro - entre elas as sul-mato-grossenses Letícia Menino e Chrislayne Alencar - e seis de prata. A Rússia foi a segunda colocada com nove medalhas (três ouros e seis bronzes) e, em terceiro lugar, a França com cinco medalhas (dois ouros, duas pratas e um bronze).

A ginástica rítmica volta para casa com o título de campeã geral por equipe e terceiro lugar no conjunto cinco cordas. Na artística, foram quatro medalhas de ouro, três de prata e três de bronze.

No caratê, das 11 categorias disputadas, os brasileiros foram ao pódio em nove delas, com duas medalhas de ouro. As disputas da natação, realizadas na cidade de Casablanca, renderam oito medalhas para o Brasil. Foram seis conquistas no ouro e duas no bronze.

Assim como o taekwondo, o atletismo também obteve quinze medalhas. Foram cinco conquistas no ouro, seis na prata e quatro no bronze. O xadrez brasileiro também subiu ao pódio com uma medalha de prata e uma de bronze. Na luta greco-romana, foram onze medalhas, quatro na prata e sete no bronze.

A Gymnasiade é o maior evento de esporte escolar do mundo. Realizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), a 17ª edição aconteceu entre os dias 02 e 09, com 17 modalidades disputadas por quatro mil atletas de 58 países. O evento é realizado a cada dois anos. Em 2016, a edição da Gymnasiade foi em Trabzon, na Turquia, e a próxima edição será realizada na China, na cidade de Jinjiang, em 2020. (Da CBDE)


Comments


Notícias Relacionadas

bottom of page