top of page
super_banner_SPE.gif

Ouro em Barcelona-92, ex-judoca será diretor no COB

Medalhista de ouro do judô nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992, Rogério Sampaio será o Diretor Geral do Comitê Olímpico do Brasil. O nome do ex-judoca de 50 anos foi indicado nesta quarta-feira (25), pelo presidente do COB, Paulo Wanderley – ex-presidente da Confederação de Judô (CBJ) - e aprovado por unanimidade pelo Conselho de Administração da entidade, que se reuniu pela primeira vez.

O cargo de diretor geral integra o novo estatuto do COB, mas, de acordo com o novo sistema de governança da entidade, a aprovação do nome depende de aprovação do Conselho. Rogério Sampaio atuava como Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento. Por sua vez, o Gerente Geral de Alto Rendimento, Jorge Bichara, foi efetivado no cargo.

“É um profissional que já conhece o dia a dia do COB e isso lhe ajudará a imprimir o ritmo de trabalho necessário após todas as mudanças que ocorreram no COB nesses seis últimos meses”, explicou Paulo Wanderley.

Paulista Rogério Sampaio atua fora dos tatames desde 2004 - COB/Divulgação

Rogério Sampaio nasceu em Santos (SP), em 12 de setembro de 1967. Um dos maiores judocas da história do país, teve o ápice da carreira nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992 com a conquista da medalha de ouro. No ano seguinte, foi bronze no Campeonato Mundial, em Hamilton, Canadá.

Encerrada a carreira de atleta, Sampaio investiu em uma academia de judô na cidade de Santos, por onde passaram atletas como Danielle Zangrando e Leandro Guilheiro. De 2004 a 2012 foi presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos, órgão responsável pelo gerenciamento do esporte de alto rendimento no município.

Entre março de 2013 e abril de 2015 ocupou o cargo de coordenador de Gestão de Esporte de Alto Rendimento da Prefeitura de São Paulo. Em julho de 2016 assumiu a Secretaria da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), órgão ligado ao Ministério do Esporte.

Um ano depois, passou a comandar a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

“Fiquei muito honrado com o convite do presidente Paulo Wanderley. Minha vida sempre foi dedicada ao esporte e hoje, após ocupar cargos importantes de gestão no sistema esportivo, sinto-me preparado para assumir esse desafio... Estou muito estimulado para participar desse novo momento do COB, com mais transparência e maior diálogo com a sociedade”, afirmou o dirigente. (Do COB)

Notícias Relacionadas

bottom of page