Ouro em Barcelona-92, ex-judoca será diretor no COB
Medalhista de ouro do judô nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992, Rogério Sampaio será o Diretor Geral do Comitê Olímpico do Brasil. O nome do ex-judoca de 50 anos foi indicado nesta quarta-feira (25), pelo presidente do COB, Paulo Wanderley – ex-presidente da Confederação de Judô (CBJ) - e aprovado por unanimidade pelo Conselho de Administração da entidade, que se reuniu pela primeira vez.
O cargo de diretor geral integra o novo estatuto do COB, mas, de acordo com o novo sistema de governança da entidade, a aprovação do nome depende de aprovação do Conselho. Rogério Sampaio atuava como Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento. Por sua vez, o Gerente Geral de Alto Rendimento, Jorge Bichara, foi efetivado no cargo.
“É um profissional que já conhece o dia a dia do COB e isso lhe ajudará a imprimir o ritmo de trabalho necessário após todas as mudanças que ocorreram no COB nesses seis últimos meses”, explicou Paulo Wanderley.
Rogério Sampaio nasceu em Santos (SP), em 12 de setembro de 1967. Um dos maiores judocas da história do país, teve o ápice da carreira nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992 com a conquista da medalha de ouro. No ano seguinte, foi bronze no Campeonato Mundial, em Hamilton, Canadá.
Encerrada a carreira de atleta, Sampaio investiu em uma academia de judô na cidade de Santos, por onde passaram atletas como Danielle Zangrando e Leandro Guilheiro. De 2004 a 2012 foi presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos, órgão responsável pelo gerenciamento do esporte de alto rendimento no município.
Entre março de 2013 e abril de 2015 ocupou o cargo de coordenador de Gestão de Esporte de Alto Rendimento da Prefeitura de São Paulo. Em julho de 2016 assumiu a Secretaria da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), órgão ligado ao Ministério do Esporte.
Um ano depois, passou a comandar a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.
“Fiquei muito honrado com o convite do presidente Paulo Wanderley. Minha vida sempre foi dedicada ao esporte e hoje, após ocupar cargos importantes de gestão no sistema esportivo, sinto-me preparado para assumir esse desafio... Estou muito estimulado para participar desse novo momento do COB, com mais transparência e maior diálogo com a sociedade”, afirmou o dirigente. (Do COB)