Atleta de MS brilha no taekwondo juvenil
- Luciano Kishô Shakihama
- 26 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

A equipe sul-mato-grossense composta por sete atletas conquistou quatro medalhas de ouro e duas de prata no Grand Slam de Taekwondo 2018. A competição realizada de sexta-feira (23) a domingo (25), no Cefan, Rio de Janeiro (RJ), garantiu aos vencedores vaga na seleção brasileira permanente da temporada aos dois primeiros colocados em todas as categorias.
Quem garantiu vaga entre os titulares das seleções brasileiras foram Suzanna Aquino (Juvenil até 49kg), Luiz Felipe Aquino (Cadete), Nathan Lopes (Cadete), e Sofia Blanco (Cadete). Suzanna precisou derrotar três adversárias – a disputa foi no sistema eliminatória - para garantir o ouro e sua vaga entre os titulares da seleção.

De acordo com o site da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), Luiz, no peso até 41 kg, Natan, até 61kg, e Sofia, até 59kg, foram os únicos representantes em suas categorias e, assim, venceram por w.o.
Já Viviane Melo (Adulto) e Giovanna Aquino (Juvenil até 59kg) ficaram com a prata e estão entre as reservas. Leonardo Hill não conseguiu o pódio. O destaque da categoria (Adulto + de 87kg) na qual o sul-mato-grossense participou foi Maicon Andrade, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O medalhista, que luta por Goiás, confirmou o favoritismo e assegurou o ouro, na disputa que contou com total de nove atletas.
Da capital fluminense, Fábio Costa, responsável pela delegação de Mato Grosso do Sul, analisou o desempenho dos atletas. “Foi nosso melhor Grand Slam até hoje, onde nós conseguimos quatro medalhas de ouro, e duas de prata”, disse na manhã desta segunda-feira (26), ao Só Por Esportes.
Entre os próximos compromissos, pontua o técnico, está o Campeonato Mundial, em que Suzana deve competir. “A Giovana, como reserva, tem uma chance de participar também, vai depender de como ela se sair nos camping“, confirma o responsável pela equipe sul-mato-grossense. “E a Viviane tem campeonato pan-americano. Ela é reserva da seleção adulta e também pode conseguir participação em um desses eventos”, acrescenta.
Fato é que a partir de agora é que as suas atenções vão se voltar para os próximos combates. “Eu estava muito focado pro Grand Slam, e agora que a gente vai parar para ver quais são os nossos próximos campeonatos”, diz o professor, que segue como interventor na federação estadual da modalidade.
Depois dos três dias de competições, os sul-mato-grossenses tem retorno previsto para o fim da tarde desta segunda (26).
Comentários