MS fecha Paralimpíadas Escolares 2017 entre os 4 melhores do país
Mato Grosso do Sul encerrou as Paralimpíadas Escolares, disputadas em São Paulo (SP), na quarta colocação na pontuação geral. Cerca de 900 atletas de 26 Estados mais o Distrito Federal estiveram em ação na competição realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, entre terça-feira (21), e sexta (24).
A delegação fez valer a ida de 96 integrantes, entre atletas e comissão técnica, que disputou sete das modalidades. Ficou atrás apenas do anfitrião São Paulo, hexacampeão com 458 pontos. O vice-campeonato foi de Santa Catarina, 381, e Distrito Federal, 379, em terceiro. Mato Grosso foi o 17º, com 63.
No quadro de medalhas, os sul-mato-grossenses conquistaram 70 medalhas: 34 de ouro, 26 de prata, e 10 de bronze.
Somente no atletismo foram 42 pódios, sendo 18 de ouro, 16 de prata, e 6 de bronze. A natação obteve 17 medalhas, sendo oito primeiros lugares, sete vices, e dois terceiros.
No futebol de 7, Mato Grosso do Sul ficou com a prata ao perder por 3 a 2 para o Rio de Janeiro. Emerson Filho, com 11 gols, foi o artilheiro da competição.
Na bocha, o Estado ficou em segundo no geral, atrás apenas de Santa Catarina, e á frente de São Paulo, o terceiro colocado.
Um dos destaques da modalidade foi Ana Vitória Ribeiro, da BC3 categoria A. Na final, derrotou o catarinense Lucas Cruz por 5 a 4.
No tênis de mesa, a equipe terminou com o bronze, ao lado de São Paulo. Minas Gerais ficou em primeiro, e Santa Catarina, em segundo.
No basquete de cadeira de rodas, Mato Grosso do Sul ficou em quinto, de cinco times.
Dez modalidades compuseram o programa da competição: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.
A edição 2017 foi encerrada com show da banda NX Zero
A reprodução é permitida, e o crédito, obrigatório