Delegação de MS lota três ônibus rumo a paralimpíada estudantil em SP
A delegação de 96 integrantes, dividida em três ônibus disponibilizados pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), deixou Campo Grande na noite de domingo (19) rumo a São Paulo.
Com abertura marcada para a noite de terça (21), a capital paulista recebe até sexta-feira (24), a 11ª Paralimpíadas Escolares – Etapa Nacional. Os sul-mato-grossenses disputarão sete modalidades: atletismo, basquete 3 x 3, bocha, futebol de sete, judô, natação e tênis de mesa.
A cerimônia de abertura da competição, disputada por jovens de 12 a 17 anos, ocorrerá no Pavilhão Oeste do Anhembi, em São Paulo, às 20h (de Brasília). O atleta deficiente visual Pablo Bruno Ciriaco, do judô, que participa das Escolares desde 2012, será a atração musical. A solenidade abre as disputas, que acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro a partir de quarta-feira (22)
De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), serão 944 atletas em dez modalidades, a serem disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico. Maior evento escolar deste tipo no mundo, pela primeira vez, a competição contará com representantes de todos os Estados mais o Distrito Federal.
Já foram destaques nas Escolares nomes como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial e campeão paralímpico no Rio 2016, entre outros.
O Estado de São Paulo venceu as duas últimas edições e é o maior colecionador de títulos, com cinco conquistas desde a primeira temporada, em 2006. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com quatro troféus.