Ouro, pratas e bronzes. Um balanço de MS no começo dos Escolares
Nos dois primeiros dias de disputas, sexta (17), e sábado (18), dos Jogos Escolares da Juventude, em Brasília (DF), a delegação de Mato Grosso do Sul conquistou pelo menos quatro pódios no judô, e um no atletismo. E, chegou perto das medalhas no atletismo, luta olímpica, e vôlei de praia, modalidade que ainda brigaria nas semifinais feminina.
O Só Por Esportes fez levantamento com base nos boletins divulgados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), entidade que organiza os Escolares da Juventude, até o sábado. E, listou as seguintes medalhas no evento nacional para atletas de 15 a 17 anos. Confira:
No judô, realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarãoes, o ouro foi de Alexia Vitória Vilhalba Souza Nascimento, na categoria até 48 kg. A judoca do Colégio Status venceu todas as suas lutas por ippon.
A prata veio com Crislaine Alencar, até 40kg. Depois de três combates ganhos por ippon, a judoca da escola Antonio João Ribeiro, foi derrotada na final para Giovanna Moteiro (SP) por wazari.
O bronze veio com Yasmin Mayumi Carvalho Maruyama, da Raul Sans de Matos, no peso até 70 kg. A atleta derrotou Jhennifer Alves (MT) por ippon.
No masculino, Carlos Honório Salles, no peso até 81 kg, surpreendeu e conquistou o terceiro lugar. Depois de derrota nas quartas de final, Carlos ganhou por ippon de Guilherme Silva (MT) e Gilson Lima (RR), na repescagem, ´para obter o pódio.
iNo atletismo, Felipe Roniery Pinheiro de Souza foi prata nos 110 metros com barreira. Com o tempo de 14s28, o aluno de 16 anos da escola Cecília Meireles só ficou atrás de Vinicius Catai, 17, de São Paulo (SP), que marcou 14s09. João Macedo, de Minas Gerais, chegou em terceiro com 14s30.
Sul-mato-grossenses também foram bem em...
No vôlei de praia, Bruno Cardoso e Gabriel Paiva, da Menodora Fialho de Figueiredo, foram derrotados nas quartas de final. para o Paraná por 2 sets a 1 – 21/11, 17/21, e 13x15.
No feminino, Ana Santos e Caroline Gomes, da escola Bom Jesus, disputariam a semifinal.
Na ginástica rítmica e no badminton, Mato Grosso do Sul não obteve resultados expressivos.
No judô, até 90 kg, Kaique Pires ficou em quinto lugar, mesma posição de Jorge Benfica, na 66kg. Na até 73 kg, Ivan Lhopis, foi o sétimo, mesma colocação de Gustavo Melo, na 55kg.
Na luta olímpica, Assíria Silva perdeu a medalha de bronze na repescagem para Maria Silva (RJ), no peso até 60 kg. Mesmo caso de Pedro da Silva, derrotado para Gabriel Nascimento (RJ).
No ciclismo contra relógio feminino, Kassia Reis ficou em sexto lugar.
Pelo atletismo, nos 100m rasos, Igor Dias Almeida ficou a dois centésimos da medalha de bronze. O aluno da José Maria Hugo Rodrigues cravou 11s09, e Lukas de Oliveira (RJ), 11s07. O ouro foi para Nicholas Oliveira (PR), com 10s78.
No arremesso do peso feminino, Anair Gomes Medina, da Fernando Saldanha, foi a sétima com 12m50. A terceira colocada, Thalia André (SC), fez 14m08.
Na natação Victoria Vilela Borges, do Colégio Dom Bosco, se classificou para a final dos 50 metros livre e ficou entre as oito melhores, com o tempo de 28s760. A terceira colocada, Nathalia Borges (SP), marcou 27s730.
Na final dos 100m peito, Rafaela Ribeiro, da 26 de Agosto, foi a sétima, com 1min21s490. A terceira colocação foi de Luiza Celidonio (DF), com 1min19s280. No masculino, Robson Lima, da Maestro Frederico Liebermann, foi o sétimo melhor dos 50m costas, com 28s910. O bronzoi foi para Rhylldson Silva (CE), com 28s240.
As modalidades individuais terminam neste domingo (19). E, a semana que vem é reservada para os esportes coletivos.
A reprodução é permitida, e o crédito, obrigatório