MS levará quase 200 para Jogos da Juventude em Brasília
A partir desta sexta-feira (17), parte da delegação de Mato Grosso do Sul inicia as disputas por medalhas e boas colocações nos Jogos Escolares da Juventude – atletas de 15 a 17 anos – em Brasília (DF).
A cerimônia de abertura foi realizada na noite de quinta (16), no ginásio Nilson Nelson. Os Escolares prosseguem até a semana que vem, dividida em duas partes. A primeira, que abre as disputas, são destinadas as modalidades individuais. E, a segunda é reservadas aos esportes coletivos.
Segundo a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), uma delegação composta de 192 participantes (comissão técnica/técnicos/atletas) estarão na disputa de 10 das 14 modalidades do evento que são: Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica rítmica, Handebol, Judô, Luta olímpica, Natação, Tênis de mesa, Vôlei, Vôlei de praia e Xadrez.
De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos ocorrerão em 21 espaços. Dez são ginásios e outras áreas do governo local, e os demais, espaços esportivos de clubes, escolas particulares e uma universidade particular.
Na noite de quinta, a cerimônia de abertura reuniu atletas dos 27 Estados e uma equipe japonesa convidada. No fim da festa, a medalhista de prata no Mundial de Judô de 2013 e bronze em 2017, a brasiliense Érika Miranda acendeu a pira da maior competição escolar do país.
“Agradeço a presença de todos, principalmente de vocês, jovens atletas. Com a experiência que eu tenho no meio esportivo, esse evento não deve nada aos principais campeonatos internacionais. São números grandiosos: mais de 4 mil atletas (exatos 3938 estudantes inscritos) representando mais de 1.300 escolas brasileiras (são 1360 estabelecimentos de ensino). Os 27 estados presentes. Tenho certeza que verei alguns de vocês nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e em Paris 2024 verei muito mais”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
A reprodução é permitida, e o crédito, obrigatório