top of page
super_banner_SPE.gif

Com ASA, para-atletas conquistam 6 pódios em etapa nacional de atletismo

Daniel Sena com sua equipe durante o Circuito Loterias Caixa de Atletismo - Facebook/Reprodução

Os para-atletas de Mato Grosso do Sul foram pelo menos seis vezes ao pódio das disputas de atletismo do Circuito Loterias Caixa, realizados no fim de semana, no CT Paralímpico, em São Paulo (SP).

Entre os destaques estão os competidores do projeto da Associação Seninha de Atletismo (ASA), de Campo Grande. Davi Wilker de Souza e Evelen de Oliveira Xavier obtiveram resultados expressivos e conseguiram a façanha, com uma pequena delegação, terminar em 26º, de 141 clubes inscritos de todo o país, no quadro de medalhas. Foram dois ouros e uma prata.

“O nosso objetivo é focar somente nas marcas individuais...Não temos uma equipe numerosa para brigar pelas primeiras posições”, comentou o técnico Daniel Sena, ao SPE, nesta tarde. “Mas, sim focar nos mundiais, sul-americanos, parapan-americanos, Inclusive as Paralimpiadas de 2020”, almeja um dos responsáveis pelo projeto social de atletismo, já em Campo Grande.

Na capital paulista, pela ASA, Davi Wilker, 20 anos, foi o melhor nos 400m masculino para deficientes visuais classe T13. Com a marca de 50s72, o para-atleta deixou em segundo Samuel de Souza, do Sesi-SP, que fez 52s67, e o bronze foi para Guilherme Gomes, da Amaped, com 55s32. Daniel Wilker, também da ASA, chegou em quinto, com 56s42.

Davi Wilker em pódio no CT Paralímpico, em São Paulo - Daniel Sena/Facebook

No feminino, Evelen, 16 anos, brilhou pela ASA. Nos 100m feminino T13, foi medalha de ouro com 15s25, e deixou para trás, Renata Batista, do Instituto Athlon (18s73). No salto em distância, a representante de Mato Grosso do Sul surpreendeu as adversárias da classe T12. Evelen foi a “intrusa” e conquistou a prata com a marca de 4,54m, e deixou o bronze com Ana Paula Castelvi, da T12, que saltou 4,33m.

Evelen de Oliveira Xavier exibe as medalhas conquistadas no fim de semana - Daniel Sena/Facebook

Na divisão por classes, Evelen foi a campeã, pontuou Daniel Sena. O ouro da prova foi com a também sul-mato-grossense Gabriela Mendonça Ferreira. A saltadora de 19 anos cravou 5,22m e ajudou o Sesi-SP a ficar em segundo no quadro geral de medalhas, com sete medalhas de ouro, sete de prata e cinco de bronze, total de 19. Com o fim do Circuito, Gabriela veio à Campo Grande descansar e ver a família. Mas, ainda esta semana retorna a São Paulo.

Dobradinha sul-mato-grossense no salto a distância com Gabriela Mendonça Ferreira, pelo Sesi-SP, e Evelen de Oliveira - Facebook/Daniel Sena

Quem superou o Sesi no quadro de medalhas foi a ADD-SP, que somou 16 pódios, nove ouros, quatro pratas e três bronzes. Pelo menos duas destas medalhas tiveram participação direta do sul-mato-grossense Yeltsin Jacques da T12.

Nos 800m, masculino, classes T12, e T13, Yeltsin venceu com o tempo de 1min57s71. Marcos de Oliveira, do Ilbes, ficou em segundo com 2min2s98, e Leonardo Santos, da Asespp, com 2min9s35.

Yeltsin Jacques Ortega ajudou a ADD-SP a liderar o quadro de medalhas - Facebook/Reprodução

E, repetiu a dose nos 1500m, T11, T12, e T13. Foi ouro com o tempo de 4min3s92, e seguido por Julio Cesar dos Santos, da CPSP, que marcou 4min20s69, e Leonardo Santos, da Asespp, com 4min35s16.


Notícias Relacionadas

bottom of page