Com para-atleta de MS, Brasil disputa Pan de canoagem no Equador
- Luciano Kishô Shakihama
- 13 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Débora Benevides está em Ibarra – a 115 km de Quito – com a equipe brasileira de Paracanoagem e Canoagem Velocidade Junior e Sênior para a disputa da última competição do ano: o Campeonato Pan-Americano.
A sul-mato-grossense, que disputou o Mundial no fim do mês de agosto na República Tcheca, faz parte da delegação composta por 30 atletas do Brasil que começou na quinta-feira (12), a busca por medalhas na lagoa de Yahuarcocha. Segundo a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), a competição termina domingo (15), e envolve pelo menos 350 atletas de 20 países.
Além da campo-grandense de 21 anos, a equipe de paracanoagem conta com sete inscritos.
O Brasil tem histórico positivo na competição, e sempre fica entre as primeiras colocações no geral. Só no último ciclo olímpico os atletas conquistaram 46 medalhas em campeonatos pan-americanos, sendo 20 delas na última edição no ano passado, nos Estados Unidos.

O supervisor de Paracanoagem da CBCa, Leonardo Maiola, destaca a integração entre os atletas veteranos da Paracanoagem com os novos atletas que recém chegaram à seleção. "Estamos buscado mesclar canoístas e assim fortalecer a nova geração frente ao novo ciclo paralímpico", disse.
Brasil conquista cinco pratas e dois bronzes em 2º dia de provas
Nesta sexta, foi a vez das disputas das provas de 1000 metros. No total foram 15 provas no dia, e destas o Brasil garantiu sete medalhas, sendo cinco delas de prata e duas de bronze.
Destaque para a equipe de canoa que conquistou seis medalhas.
No masculino o atleta Jack Goodmann subiu ao pódio duas vezes, nas provas de C1 sênior, com um bronze, e C2 sênior, junto com seu companheiro Maico dos Santos, que levaram a prata. “Estou muito feliz com meus resultados, pois estou competindo em uma categoria acima da minha, e consegui subir ao pódio. Agora é focar nas provas de amanhã”, comentou Jack.

No feminino as canoístas seniores conquistaram duas pratas, Valdenice do Nascimento na C1 e Angela da Silva e Andrea Oliveira, no C2.
Sábado (14), no terceiro dia de competição serão disputadas as provas de 500m. Os primeiro atletas a entrarem na água, às 10 horas (de Brasília), serão Jack Goodmann e Maico dos Santos, na prova de C2 sênior 500m. E na sequência o Brasil ainda disputa outras 14 provas.
Comentarios