Para-atleta brasileiro é ouro em etapa da Copa do Mundo de Tiro
- 26 de set. de 2017
- 1 min de leitura

O para-atleta brasileiro Geraldo Rosenthal, 41 anos, garantiu a medalha de ouro na prova P5 - pistola de ar 10m em pé SH1, no sábado (23), na Copa do Mundo de Tiro Esportivo, em Osijek, na Croácia (Osijek 2017 World Cup. Croácia).
O gaúcho de Campo Bom – a 50 km de Porto Alegre - fez 351 pontos, foi o primeiro seguido por Jakub Kosek, da República Tcheca (344 pontos) e Gyula Gurisatti, da Hungria, com 343 pontos.
De acordo com o Comitê Paralimpico Brasileiro (CPB), além do lugar mais alto do pódio, Rosenthal quebrou o recorde das Américas na prova. O atirador ficou com o sexto lugar na prova P3 – pistola de ar 25m em pé SH1.

Rosenthal é portador da síndrome de Poland. De acordo com o wikipedia, consiste em deformidade rara que afeta a região torácica e é caracterizada pelo subdesenvolvimento ou ausência do músculo peitoral maior de um lado do corpo, e em alguns casos, provocando Sindactilia nas mãos.
O atleta disputaria ainda a prova P1 – pistola de ar 10m masculina SH1 e a P4 – pistola de ar 50m mista SH1.
A Copa do Mundo de Tiro Esportivo é organizada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e vai a quarta (27). Esta é a quinta etapa do evento, que já ocorreu em Al Ain, nos Emirados Árabes (de 19 a 28 de fevereiro), em Szczecin, na Polônia (de 24 a 29 de abril) e em Lonato, na Itália ( 12 a 17 de setembro) e acontecerá ainda em Bangkok, na Tailândia, de 8 a 11 de novembro.
Comments