Judô dá primeiras medalhas ao MS nos Jogos da Juventude
As três primeiras medalhas de Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), abertos na noite de terça-feira (12), em Curitiba-PR, foram no judô e de bronze. A edição reúne atletas de 12 a 14 anos de todos os estados e o Distrito Federal.
Na manhã desta quarta (13), no ginásio do colégio Medianeira, José Demarco, na categoria meio pesado, foi o primeiro a garantir lugar no pódio.
Depois de perder a semifinal para o judoca do Rio de Janeiro, o atleta lutou contra adversário paranaense, e assegurou o terceiro lugar no golden score. "Foi muito difícil, mas eu consegui me superar", disse o judoca, à Fundesporte
A segunda medalha foi Lis Rosendo, na categoria meio pesado. A atleta perdeu uma luta e chegou à decisão de terceiro lugar pela repescagem. O confronto foi com a judoca do Espírito Santo.
Depois de quatro minutos de tempo extra, aplicou o golpe que lhe rendeu o lugar no pódio. "É um sentimento muito bom quando você ganha, principalmente nos Jogos Escolares. Foi muito difícil, mas foi bom", contou.
Fantine Medeiros foi pódio na categoria pesado. A judoca que havia perdido a semifinal para a atleta do Rio de Janeiro não deixou a chance de pódio escapar. Melhor que a lutadora do Rio Grande do Norte, durante todo o confronto, Fantine venceu por ippon. "Eu não tenho palavras para explicar. Foi muito difícil. É um orgulho representar minha escola, meu Estado. É um orgulho para meus pais. Estou muito feliz".
Além do judô, as competições seguem também no atletismo, badminton, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, xadrez.
Na noite de terça, no ginásio do Círculo Militar, o paranaense medalha de ouro Emanuel Rego foi quem acendeu a Pira dos Jogos Escolares. Após o acendimento, os alunos das 28 delegações (todos os 26 estados brasileiros, mais Distrito Federal e Curitiba) foram convidados a entrar na quadra e todos juntos e misturados comemoram mais uma edição do maior evento estudantil do país, com centenas de selfies, e fotos com os medalhistas olímpicos.
Estiveram na cerimônia Rogério Sampaio, e Thiago Camilo, além das campeãs mundiais no salto com vara, Fabiana Murer, e na natação Etiene Medeiros. (LKS, com Fundesporte e COB)