Brasileira queria ficar entre as oito, foi 11ª e saiu feliz do Mundial
- 11 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

A catarinense Eliane Martins terminou a final do salto em distância do Campeonato Mundial de Atletismo, nesta sexta-feira (dia 11), em 11º lugar, no Estádio Olímpico de Londres. Ela conseguiu a marca de 6,52 m (1.2) em sua primeira tentativa e depois acabou queimando as outras duas, sem chances de brigar por uma colocação melhor.
A brasileira entrou na final na quarta-feira (9), com a última vaga na qualificação, quando reclamou da chuva e do frio, que atrapalharam as participantes. Nesta sexta-feira, Eliane deixou o estádio feliz. "Este é o meu terceiro Mundial e é o primeiro em que participo da final. Tentei fazer o melhor, procurar acertar, tive a ajuda do Nélio e da Tânia Moura, meus técnicos, e saio feliz", disse a atleta, de 31 anos, nascida em Joinville, que defende o Pinheiros.
O pódio foi formado pela norte-americana Brittney Reese, com 7,02 m, pela russa Darya Klishina (compete pela bandeira independente), com 7,00 m, e a norte-americana Tianna Bartoletta, com 6,97 m.
Equipes de revezamento do Brasil estão definidas
Na tarde desta sexta, a comissão técnica brasileira definiu as equipes para os revezamentos em que o País está inscrito: 4x100 m feminino e 4x400 m masculino.
O treinador-chefe Carlos Cavalheiro e os responsáveis pelos revezamentos, Katsuhico Nakaya (4x100 m feminino) e Evandro Lazari (4x400 m masculino), divulgaram os atletas e a ordem em que vão correr nas duas provas.
No 4x100 m feminino: Franciela Krasucki, Ana Claudia Lemos, Vitoria Rosa e Rosangela Santos. No 4x400 m masculino: Lucas Carvalho, Alexander Russo, Anderson Henriques e Hugo Balduino. "As duas equipes são experientes", falou Carlos Cavalheiro. "O Brasil tem tradição nas duas provas", afirmou o treinador.
O 4x100 m feminino entrará na pista às 6h44 de sábado (12) de Brasília (10h44 locais), para a disputa da série 2. A equipe correrá na raia 9. Para passar à final, precisa ficar entre as três primeiras na série ou entrar com um dos dois melhores tempos no geral. A final será a partir das 17h30, hora de Brasília (21:30, hora local).
O 4x400 m fará a preliminar a partir das 7h50 (11h50). Vão à final do domingo (13), às 17h15 (21:15), os três primeiros de cada série, mais os dois melhores tempos.
Andressa de Morais está na final do disco no Mundial

Andressa de Morais deixou o Estádio Olímpico de Londres, depois de disputar o grupo A da fase de qualificação do lançamento do disco, na manhã desta sexta (11). A atleta marcou 62,80 m na segunda série de tentativas e superou a marca estabelecida para vaga na final, que era 62,50 m. Aliás, ela foi a primeira das 29 participantes a garantir vaga na final, marcada para domingo (13), a partir das 15h10, hora de Brasília (19h10, hora local).
"Estou feliz porque estou na final e mais contente ainda porque sei que posso fazer mais", afirmou a atleta de 26 anos que defende o Pinheiros e treina com o especialista cubano Julián Mejías em Bragança Paulista-SP, na pista do Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo (CNDA), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
"A meta agora é repetir minha marca na final", prosseguiu Andressa. Este ano, ela bateu o recorde sul-americano com 64,68 m, que fez ao vencer o Campeonato Sul-Americano em Assunção, no Paraguai, a 23 de junho. Se alcançar o objetivo, ela acha que pode ficar entre as oito primeiras, na final.
O Brasil disputa o Campeonato Mundial com recursos do Programa Caixa de Seleções Nacionais da Confederação, patrocinada pela Caixa Econômica Federal. (Da CBAt)
Comentários