top of page
super_banner_SPE.gif

‘Atletas muito focados’, fala técnico, após país ganhar 50 pódios em Berlim

Daniel Sena não poupou adjetivos para falar sobre o desempenho da delegação do país no Grand Prix de Atletismo paralímpico, disputado no fim de semana em Berlim, Alemanha. Os 40 atletas foram responsáveis por 50 medalhas, sendo 29 de ouro, 13 de prata e oito de bronze.

De Mato Grosso do Sul, os irmãos Silvânia e Ricardo Costa de Oliveira contribuíram para o desempenho nacional. “A Silvânia foi muito bem, foi prata e ouro. O Ricardo também, inclusive chegou bem próximo da melhor marca dele no salto em distância (T11, prova em que foi ouro neste domingo). Ele saltou 6,31m, a melhor marca dele é 6,41m, se não me engano”, disse um dos técnicos da delegação, Daniel Sena, que desenvolve projeto social (Seninha) de atletismo em Campo Grande.

Um dia antes, no sábado (30), foi a vez de Silvânia brilhar em solo alemão. Foi ouro no salto em distância, com 5m17. E, chegou em segundo na prova dos 100m, com 13s05, atrás da compatriota Jerusa Geber, que fez 12s99. “A Silvania ficou muito feliz pelo resultado, pelo desempenho, o Ricardo também”, acrescentou o professor da rede estadual de ensino, ao Só Por Esportes, na manhã deste domingo. Os irmãos nascidos em Três Lagoas moram e treinam por equipes do estado de São Paulo.

“A delegação no todo foi muito bem. Os atletas estavam muito concentrados, treinados, focados, porque era a última competição da liga europeia, dos Grand Prix. O Brasil dominou as provas e foi um fator bem positivo”, analisou Sena.

Daniel Sena nas dependências do estádio que recebeu o GP - Divulgação

“Nosso coordenador ((Ricardo Melo) estava aqui, ficou muito satisfeito pelos resultados. Tivemos quatro recordes mundiais batidos aqui por brasileiros, então foi fantástico. Melhor experiência possível para mim e muito feliz de estar nessa equipe, com os melhores atletas do mundo aqui. E. claro, uma equipe multidisciplinar fantástica”, disse o técnico, único de Mato Grosso do Sul convocado para esta viagem pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Os recordes citados foram os do paraibano Petrucio Ferreira (T47), nos200m, com 21s17; do paulista Thiago Paulino (F57), no lançamento de disco, com 48m53, que melhorou a própria marca (48m04); e a santista Elizabeth Gomes (F52) estabeleceu nova marca no lançamento de dardo, com 14m16, e superou a croata Antonia Balek (13m46).

Nacionalmente, a próxima competição será a 2ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em agosto. Já Sena, se prepara para o Jogos da Lusofonia, que será em São Tomé e Príncipe, no continente africano.

O desembarque em Campo Grande está previsto para terça-feira (3). “Descanso um pouco para recuperar do fuso horário e devo já na quarta-feira (4) voltar ás atividades normais na escola Manoel Bonifácio”, completou o professor, cujo projeto é desenvolvimento no estabelecimento de ensino situado no Jardim Tarumã, região sudoeste de Campo Grande. (Com CPB)

Posts Relacionados

Ver tudo

Notícias Relacionadas

bottom of page