No handebol, seleção bate Argentina por um gol em final
A seleção masculina de handebol conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia. Os brasileiros derrotaram a Argentina na final, por 25 a 22, após um empate em dez gols no primeiro tempo, na quarta-feira (6).
Com cinco gols, Fábio Rocha Chiuffa foi o principal goleador do time nacional. Ao chegar à final, além da chance de buscar o título, a equipe brasileira ganhou uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, classificatório para a Olimpíada de Tóquio-2020.
O grupo contou com os reforços de Alexandro Pozzer, o Tchê, pivô do Dunkerque Handball Grand Littoral (França), e José Guilherme de Toledo, armador do Orlen Wisla Plock (Polônia), que se apresentaram em Cochabamba. Os dois foram usados pelo técnico Washington Nunes, e José Guilherme anotou dois gols.
Antes de viajar para a Bolívia, Nunes havia dito que o campeonato teria três seleções na brigapor duas vagas na decisão: Brasil, Argentina e Chile, exatamente aquelas que subiram ao pódio nesta quarta-feira. Na disputa do bronze, os chilenos superaram o Uruguai por 23 a 20 (12 a 10).
Agora, o time nacional se prepara para continuar a cumprir os compromissos de sua atribulada agenda do primeiro semestre. O primeiro deles é o Pan-Americano de Handebol em Nuuk, na Groenlândia, de 16 a 24 deste mês. O Brasil está no Grupo B ao lado de Uruguai, Canadá, Colômbia, Paraguai e dos donos da casa. A seleção buscará o tetra e uma vaga no Campeonato Mundial. Depois, alguns jogadores brasileiros irão para Tóquio conhecer as instalações da Olimpíada de Tóquio-2020, treinar e disputar a amistosos.
Seleção feminina também cumpriu a missão
Antes, no dia 31, a seleção feminina também foi ouro nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba. O grupo comandado pelo técnico espanhol Jorge Dueñas derrotou a Argentina na decisão, por 26 a 12, depois de abrir 12 a 5 no primeiro tempo. Na disputa da medalha de bronze, o Chile superou o Paraguai, por 31 a 25.
"Tivemos um jogo complicado contra a Argentina, time com o qual temos uma grande rivalidade. Nossa equipe se portou bem e esteve concentrada desde o começo", disse o treinador, que elogiou o trabalho defensivo.
"A defesa nos ajudou a trabalhar bem o ataque. Conseguimos uma vantagem muito boa no primeiro tempo, mas nem por isso a equipe caiu de rendimento e continuou trabalhando bem, com muita concentração. Todas as jogadoras mostraram uma boa evolução ao longo do campeonato."
Dueñas ressaltou que as atletas sabiam da importância de, além de buscar o título, chegar à final para conseguir uma das vagas distribuídas para o Pan de Lima, no Peru, em 2019, que será classificatório para a Olimpíada de Tóquio. (Da CBHb)