‘Brasil não está em clima de Copa’. Amigo, aqui só o futebol tem clima
A menos de um mês para o Mundial da Rússia, tem gente que lamenta. “Nem parece que estamos perto de começar a Copa. Pessoal ainda não está no clima”.
Calma, começo do mês que vem a coisa muda. Lógico, camisa da seleção a 400 conto, não dá, né?! Aliás, pessoal bem que podia bater panela por causa disso. Brincadeirinha.
Mas, a não ser que você fique sem energia elétrica ou internet, é quase impossível passar incólume. Sabe por quê? No Brasil, não há cultura de massa para os esportes. Existe apenas “o esporte”. Advinha qual é? Gol para você, deve ter acertado. E, dá-lhe aquela corrente pra frente, promoção, técnico-propaganda, garoto-propaganda, e por aí vai. Certo, eles, não estão a fazer nada de errado.
Quem sou eu para ir contra? Futebol é coisa de doido. Tem de movimentar a economia mesmo, tentar fazer dinheiro de alguma forma pois a crise está longe de acabar, e vamos que vamos.
Então, sem esse lance de não ter clima e tal. O duro é que o acontece com os demais esportes. Não há investimento porque nós só gostamos de futebol? Ou os empresários só preferem ir na boa e não correr riscos ao apostar em outros esportes? Difícil, eu sei.
Certamente, deve ter estudos sobre isso. Porém, ninguém na rua fala “esse ano tem Mundial de Vôlei e o brasileiro parece desanimado”. Em tempo: este ano tem sim, ok?! No feminino e no masculino. Imagine nos outros esportes. A mesma situação. Ou pior. Perdem para o "clima" de Libertadores, Brasileirão, Estaduais, Liga dos Campeões...
Reitero: longe de pleitear o mesmo espaço oferecido e disputado no futebol para o vôlei, handebol, atletismo, natação, basquete, ginástica, futebol feminino, etc. E, olha que tem gente boa nossa nessas áreas. Poucos, mas existem. Ou, resistem.
Então, da próxima vez que alguém chegar e dizer que sente falta de “clima” de Copa, pense nas minorias que vivem no perrengue. Por outro lado, pé no chão quando querem vender nosso país varonil como potência esportiva. É preciso muito espírito olímpico para acreditar nisso.
Aliás, em 2020, tem olimpíada. Alguma dúvida que vai rolar (só) os medalhistas e suas histórias de superação, por causa da falta de estrutura, apoio, grana? E, no fundo pode soar tão bonito...mas, é triste.
Parar por aqui, já falei demais. E, esse papo dá conversa para mais de metro.
Abraço