Após perder na estreia, judoca de MS ganhou 3 seguidas para ser bronze
- Luciano Shakihama
- 12 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Dos quatro representantes de Mato Grosso do Sul na seleção brasileira que disputou a Copa Europeia Sub 18 de Zagreb, no fim de semana, Chrislayne Alencar foi quem subiu ao pódio. No total, a delegação retornou ao país com nove medalhas.
Pelo peso até 40 kg, que reuniu 11 participantes, em sua primeira luta, a sul-mato-grossense, cabeça de chave número 7, foi surpreendida pela francesa Ghjuliana Ballo, nº 15, em sua primeira luta. Chrislayne, da Associação Yada de Judô, foi para a repescagem, e engatou três vitórias para conquistar o bronze. Derrotou a nº 3, Lara Susnic, da Croácia, a nº 13, Mariana Havryliak, da Ucrânia, e na decisão do terceiro lugar, aplicou ippon na cabeça de chave 4, a italiana Ilenia Salfi .

Chrislayne dividiu a medalha de bronze com Aleksa Georgieva, cabeça nº1. A algoz da judoca nascida em Itaporã – a 232 km de Campo Grande -, ficou com a prata. Ballo perdeu a final para Giulia Giorgi, cabeça de chave nº2.
Já Letícia Menino, do Clube Rocha, na 44 kg, com mais 26 judocas, começou com duas vitórias. Cabeça de chave 32, a sul-mato-grossense bateu a húngara Patricia Szladovics, nº18, e surpreendeu a ucraniana, nº8, Darina Liashuk. Mas, nas quartas de final, a brasileira foi superada por outra ucraniana, Anastasia Balaban, cabeça de chave 4. Na repescagem, Letícia perdeu para a alemã Jule Ziegler, nº28.
Na 48 kg, que contou com 44 atletas, Alexia Vitória, do Judô Futuro, de Campo Grande, perdeu logo na estreia. Cabeça de chave 24, a campo-grandense perdeu para Timea Kardos, nº56, da Hungria.
No masculino, até 73 kg, com 90 judocas inscritos, Gabryel Vieira, do Clube Rocha, também lutou uma vez. E, o nº103 foi superado pelo checo Filip Ivanca, nº 39.
Brasil ficou em 3º lugar no quadro geral, com 2 ouros, 2 pratas e 5 bronzes
A seleção brasileira juvenil de conquistou nove medalhas. Foram dois ouros, duas pratas e cinco bronzes, resultado que colocou o Brasil na terceira posição do quadro geral de pódios, atrás apenas da Hungria, com 3 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze, e da Croácia, 3 de ouro, respectivamente.
Segundo a Confederação Brasileira de Judô, os destaques foram os campeões Marcos Santos (81kg) e Anna Karolina Belém (+70kg), que fizeram o hino do Brasil tocar na Croácia. Ambos superaram franceses na final. Marcos bateu Maxime Hambou, enquanto Anna venceu Coralie Hayme.

Leonardo Sant'Anna (+90kg) e Eduarda Rosa (70kg) também chegaram às finais de suas categorias, mas terminaram com medalhas de prata. Leo caiu para o húngaro Richard Sipocz, e Eduarda não passou pela alemã Rafaela Igl. Os cinco bronzes foram conquistados por Yuri Santos (50kg), Nicolas Silva (55kg), Chrislayne Alencar (40kg), Gabrielle Gonzaga (57kg) e Thayane Lemos (57kg).
Comments