Trio desembarca em PyeongChang para Jogos Paralímpicos
- 4 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
A delegação brasileira que disputa os Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018 se encontra em solo coreano. A paranaense Aline Rocha e o rondoniense Cristian Ribera, do esqui cross-country, e o paulista André Cintra, do snowboard, desembarcaram na manhã de sábado (3), na Coreia do Sul, e estão instalados na Vila dos Atletas. Esta será a segunda participação do Brasil na história do evento. A competição terá disputas entre os dias 10 e 18, com abertura oficial no dia 9.

Os esquiadores Aline e Cristian fizeram a aclimatação para os Jogos em Livigno, na Itália. Já o snowboarder Andre escolheu Aomori, no Japão, para o período de treinos.
"É uma emoção enorme chegar aqui e ver que o sonho, finalmente, se realizou. Poder ser a primeira mulher brasileira a disputar os Jogos Paralímpicos de Inverno e estar em mais uma Paralimpíada me deixa muito feliz", comentou Aline, 27 anos, que também esteve nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, onde competiu no atletismo.

No total, o Brasil conta com 12 pessoas em PyeongChang: são três atletas, um chefe de missão, um attaché, um oficial administrativo, um coordenador médico, um fisioterapeuta, um técnico de snowboard, um técnico de cera e dois técnicos de esqui cross-country. A equipe ocupa três quartos da Vila, um consultório médico e um escritório.
A estreia brasileira nos Jogos será com a dupla do esqui cross-country, na noite do dia 10 (horário de Brasília). Já o snowboarder Andre compete em sua primeira prova no dia seguinte, 11, também no período noturno (horário de Brasília). No total, os representantes do país disputarão medalhas em 10 ocasiões.
A Paralimpíada de Inverno 2018 reúne pelo menos 650 atletas de 46 nações. Além do snowboard e do esqui cross-country, estão no programa nesta edição o biatlo, o esqui alpino, o curling em cadeira de rodas e o hóquei em trenó. Serão disputadas medalhas em 80 eventos. (Do CPB)
Comments