‘Irmã’ leva a melhor sobre Victoria e Tainá na final
- Luciano Kishô Shakihama
- 25 de fev. de 2018
- 3 min de leitura

Victória e Tainá ficaram com o vice da etapa Open do Circuito Brasileiro, sábado (24), em João Pessoa (PB). Na final, a sul-mato-grossense e a sergipana perderam para a dupla Ágatha e Duda (PR/SE), por 2 sets a 0 (15/21, 18/21) e assumiu a liderança da temporada 2017/2018. Esta foi a primeira decisão de Victoria e Tainá em torneios da principal competição nacional do vôlei de praia.
O bronze da etapa ficou com Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE), derrotadas na semifinal pela dupla da sul-mato-grossense. A próxima etapa ocorre em Maceió (AL), entre os dias 14 a 18 do mês que vem.
De acordo com o site da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Duda comentou a vitória sobre as duas “irmãs”, como se refere às adversárias da final. A sergipana conquistou o campeonato mundial Sub-19 ao lado de Tainá, em 2013, e Victoria, em 2016. Cida Lisboa, mãe de Duda, é treinadora da dupla medalha de prata e a sul-mato-grossense inclusive morou junto da amiga em São Cristóvão (SE).
“Sempre será difícil, tenho que ter um controle mental, treinar o foco e a concentração. Minha mãe é treinadora do time delas e, mesmo não ficando no banco, está do outro lado. Moramos juntas, são grandes amigas. Fiquei feliz por elas chegarem à final pela primeira vez, mas a amizade fica fora de quadra e sempre vamos entrar buscando o ouro”, disse Duda, de 19 anos.
O jogo

A partida começou equilibrada, e Victoria e Tainá venciam por 11 a 10 na primeira parada técnica da partida. Um ace de Duda e um contra-ataque de Ágatha após bom rally deram a virada e vantagem para o time da medalhista olímpica: 14 a 12.
Ágatha e Duda aproveitaram o vento e, mais confortáveis com a liderança do placar, mantiveram a virada de bola sem erros. Duda ainda sofreu uma pancada em queda mais brusca, e levou alguns segundos para se recuperar. Em ataque na rede de Victoria, as campeãs do SuperPraia conseguiram fechar o primeiro set por 21 a 15.
O segundo set começou com bons saques de Duda, que anotou um ponto neste fundamento em erro de recepção da sul-mato-grossense. Na sequência foi a vez da própria Victoria dar o troco com ace. Mas, Ágatha e Duda abriram vantagem com contra-ataques e na parada técnica venciam por 12 a 9.
Em repetição do primeiro set, Ágatha/Duda erraram pouco na virada de bola, enquanto Tainá e Victoria não mantinham o mesmo aproveitamento em seus ataques, sem conseguirem reduzir a diferença. Victoria/Tainá salvaram dois match points, mas na terceira tentativa, em ataque de Ágatha, a parceria fechou o segundo set por 21 a 18.

A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são quase R$ 500 mil por etapa. O Circuito Brasileiro é composto por sete etapas, três que foram realizadas em 2017 - Campo Grande (MS), Natal (RN) e Itapema (SC) - e mais quatro neste ano.
Além de Fortaleza (CE) e agora João Pessoa (PB),o torneio irá a Maceió (AL), de 14 a 18 de março, e Aracaju (SE), de 4 a 8 de abril. Ainda em abril ocorre também o Superpraia, que reúne os melhores times da temporada e será disputado de 25 a 29, em Brasília (DF).
Comments