top of page
super_banner_SPE.gif

Multicampeão na base, Luizomar valoriza trabalho do técnico formador

Responsável pelo garimpo de estrelas do nível de Tandara e Natália, Luizomar de Moura é um ferrenho defensor do trabalho do profissional de educação física e do chamado técnico formador no desenvolvimento de atletas.

Este foi o principal tópico da palestra ministrada pelo treinador do Vôlei Nestlé na quarta-feira (17), na cidade de Lages, Santa Catarina, onde sua equipe joga a Copa Brasil.

Luizomar, 51 anos, participou do Seminário Interdisciplinar de Voleibol, ação promovida pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) que reúne os treinadores das quatro equipes participantes da Copa Brasil e ainda o técnico da seleção brasileira masculina, Renan Dal Zotto.

Foto - Divulgação/ZDL

Campeão mundial em todas as categorias

Luizomar comandou as seleções de base do Brasil de 2003 a 2016. Nesse período conquistou um recorde e até hoje é o único treinador campeão mundial em todas as categorias. Ele tem em seu currículo um tetracampeonato mundial, sendo três pela seleção e um pelo clube de Osasco. Antes, porém, cursou a faculdade de educação física e também atuou no esporte escolar. “Os técnicos formadores são de fundamental importância. E podem se orgulhar, ao ver um atleta que passou por suas mãos, pois há um pedacinho deles no sucesso do jogador”, afirmou.

Luizomar ganhou os títulos do Mundial Infanto Juvenil, de 2005, na China, do Mundial Juvenil, de 2007, na Tailândia, do Mundial Infanto Juvenil, em 2009, também na Tailândia, e o do Mundial de Clubes, em 2012, no Qatar, além do hexacampeonato sul-americano pelas seleções de base (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014).

Em concorrida palestra para cerca de 200 profissionais da área, Luizomar contou como a educação física escolar influenciou em sua decisão de ser atleta e como transformou um jogador de vôlei ‘mediano’ – segundo suas próprias palavras – em um dos treinadores mais vitoriosos do Brasil. “No início, fui selecionado para o time B da escola, mas não desisti. Ia ao treino do time A e aplicava em casa tudo o que via. De tanto aparecer no ginásio, o professor me chamou para treinar e meu esforço garantiu uma vaga no time”, contou.

“Tempos depois, já atleta, ouvi de um treinador que minha maior qualidade era o entusiasmo. Na época, não gostei, mas depois, percebi a importância dessa característica como líder. É o que tenho aplicado em meu trabalho, seja com meus companheiros ou minhas atletas, guiando e incentivando na conquista de seus sonhos”, completou.

Técnico da equipe paulista atende fãs durante palestra - ZDL/Divulgação

Luizomar também abordou as características de cada posição do vôlei. “Fico muito feliz em poder trocar informações com os profissionais da área responsáveis pela formação de futuros atletas. A análise por posição é fruto do trabalho de anos à frente de seleções de base e em clubes e conta com a colaboração de diversos companheiros treinadores”, completou o técnico, que tem uma carreira vitoriosa com três conquistas de Superliga, sendo duas pelo time de Osasco (2009/10 e 2011/12) e uma pelo Flamengo (2000/01), em seu primeiro ano como técnico. Ele também é bicampeão da Copa Brasil (2008 e 2012), tetracampeão Sul-Americano de Clubes (2009, 2010, 2011 e 2012), octacampeão Paulista (2006, 2007, 2008, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016).

Sonho olímpico

Atualmente, Luizomar divide o comando do Vôlei Nestlé com a seleção peruana. A razão é o desejo de realizar o maior sonho de sua vida. “Quero disputar uma Olimpíada e o Peru me abriu essa possibilidade. Desenvolvemos um projeto e estamos lutando muito para conquistar a classificação para os Jogos de Tóquio 2020. Sabemos que não é fácil, pois é todo um trabalho de resgate de uma escola que já foi a principal da América do Sul. Mas seguimos confiantes e acreditando”, finalizou. (da assessoria)


Notícias Relacionadas

bottom of page