Time da Superliga engaja em campanha da ONU contra violência à mulher
Mari, Tandara, e Fabíola em imagem da campanha - João Pires/Foto Jump
O ‘Dia Internacional Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’ será sábado (26). E as atletas do Vôlei Nestlé, um dos principais clubes da Superliga Feminina, estão engajados nesta luta.
Desde terça-feira (21), as jogadoras do time de Osasco – região metropolitana de São Paulo - participam da campanha ‘16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulheres’ por meio das redes sociais oficiais do time. Serão posts no Facebook (www.facebook.com/voleinestle/) e Instagram (www.instagram.com/voleinestle) a incentivar meninas e mulheres a resistir e denunciar qualquer tipo de abuso. A cor da campanha é o laranja, a mesma do uniforme número um do clube.
Pelo Instagram, a levantadora Carol Albuquerque alerta: “O Brasil é o quinto país mais inseguro para mulheres e meninas, e não podemos nos calar”.
Entre os dados que a campanha das atletas aborda estão os seguintes:
- estimativas indicam que 70% das vítimas de violência sexual contra a mulher sejam crianças ou adolescentes;
- quatro em cada dez meninas no Brasil não considera o caminho para ir e voltar da escola seguro;
- 86% das meninas e mulheres dizem já ter sofrido assédio em espaços públicos; em 2017,
- 29% de mulheres declaram ter sofrido algum tipo de violência doméstica;
- 71%, de mulheres disseram conhecer alguma mulher que já sofreu violência doméstica ou familiar praticada por um homem; o assobio, olhares insistentes e comentários de cunho sexual também são considerados assédios; entre outras informações.
Ação global
A campanha das Nações Unidas “UNA-SE Pelo Fim da Violência contra as Mulheres” convida a todas e todos a se reunir em suas comunidades para “Tornar o Mundo Laranja”. A iniciativa dos 16 Dias de Ativismo foi criada pelo Women’s Global Leadership Institute em 1991, e tem o apoio da Organização das Nações Unidas.
A ação se transformou em um momento de mobilização global pela prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas. Os 16 dias acontecem no Brasil do dia 20/11 ao dia 06/12, data que marca o ‘Dia Nacional de Mobilização dos Homens Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’. (da assessoria)