Iesf é campeão e futsal de MS sobe de divisão nos Universitários
O time da Iesf (Instituto de Ensino Superior da Funlec) conquistou a única medalha nos esportes coletivos da edição 2017 do JUBs (Jogos Universitários Brasileiros), em Goiás, para a delegação sul-mato-grossense. Depois de garantir o acesso à Segunda Divisão ao chegar na final, o representante de Mato Grosso do Sul foi campeão da 3ª Divisão, sábado (28), diante da Unibalsas-MA. Os três primeiros garantem vagas aos seus estados.
A equipe Iesf sagrou-se campeã invicta. Na primeira fase, vitórias elásticas de 6 a 2, sobre a Unama-PA, e 8 a 0 diante da UFRR-RR. Na semifinal, que valeu a classificação para a Segunda Divisão, empate por 2 a 2 com a UCL, do Espírito Santo. A vaga veio nos pênaltis com êxito por 6 a 5.
No dia seguinte (28), a final com o adversário do Maranhão. Após novo empate por 2 a 2, a decisão do ouro veio nas penalidades máximas, com vitória sul-mato-grossense por 6 a 5. Os jogos aconteceram no ginásio da ESEFFEGO (Unidade Universitária da UEG em Goiânia). Por outro lado, o time de Mato Grosso, a Faipe, ficou em penúltimo e caiu da 2ª para a 3ª Divisão.
Entre as mulheres, a UCDB manteve Mato Grosso do Sul na Primeira Divisão. Diante da anfitriã, a Universo-GO, goleada por 4 a 0 que valeu o quinto lugar e a permanência na elite da modalidade no JUBs. O título foi para a Unipar/Cianorte-PR
No vôlei e handebol, MS tem equipes rebaixadas
No vôlei feminino, a UCDB ficou em oitavo e último no torneio da 1ª Divisão e, assim, Mato Grosso do Sul terá de jogar a Segunda em 2018. Mesmo caso no masculino, o time salesiano foi o lanterna da 2ª Divisão, e o Estado vai disputar a Terceira.
Já no handebol, a equipe da UFMS ficou em sexto lugar na Segunda Divisão, de oito participantes, e não escapou do descenso para a Terceira. Entre os homens, a UCDB terminou na mesma posição, e deste modo, o próximo representante sul-mato-grossense no Jubs vai disputar a Segunda Divisão ano que vem
Mato Grosso do Sul encerra a participação no JUBs com sete medalhas. Seis apenas nas disputas individuais (um de ouro, quatro de prata e uma de bronze), o que deixou o Estado em 17º nesta fase, uma atrás de Mato Grosso (uma de ouro, quatro de prata e cinco de bronze). Nas coletivas, a organização não divulgou o balanço até o encerramento desta matéria.