Brasil bate Argentina de novo e fatura torneio no handebol
O Brasil é campeão do 4º Torneio Quatro Nações de Handebol. Neste domingo (29), a equipe brasileira venceu a Argentina por 26 a 23 (14 a 9 no primeiro) e ficou com o título no Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP).
Foi o primeiro compromisso nacional depois do Mundial realizado em janeiro, na França, em que o país foi derrotado pela Espanha nas oitavas de final por 27 a 28. Na quarta (25), também no interior paulista, os brasileiros derrotaram os “hermanos”, em amistoso, por 21 a 18.
Depois de terminar o primeiro tempo com cinco gols de vantagem, o Brasil encontrou mais dificuldades na etapa final e viu os argentinos diminuírem a diferença no placar para um gol quando o duelo estava 22 a 21 para a seleção. Porém, os donos da casa conseguiram se manter à frente e ampliaram a vantagem nos minutos finais. O artilheiro do duelo foi Haniel Langaro, que fez sete gols para os brasileiros. Do lado argentino, Federico Fernández foi o melhor com cinco gols.
Após a partida, foi realizada a cerimônia de premiação, onde o central João, do Brasil, acabou eleito o melhor jogador do Quatro Nações, enquanto o argentino Leonel Maciel levou o prêmio de melhor goleiro.
"Eu sou atleta, sempre quero o bem da nossa equipe, sempre mantendo a humildade. Nosso time está de parabéns pelo torneio, soubemos lidar com os jogos, entramos sérios do começo ao fim. Tivemos poucos treinos, sempre ajudando uns aos outros. A partida de hoje era a principal da semana, então a equipe está de parabéns, e vamos continuar com o trabalho", afirmou o jogador, de acordo com o site da Confederação Brasileira (CBHb).
Na campanha no torneio, o Brasil estreou com vitória contra o Uruguai por 34 a 15 na sexta (27). Um dia depois, a bateu o Chile por 30 a 17 e depois encarou a Argentina neste domingo.
O técnico Washington Nunes falou sobre os pontos positivos e negativos do desempenho brasileiro.
"Quando começamos a fase de treino, tínhamos alertados os meninos que algumas coisas precisam ser mudadas e melhoradas, como as ações de passe e transição e as ações de superioridade numérica, e foram três pontos da equipe hoje. Tivemos boa consistência ofensiva, criamos bastante oportunidades, mas paramos algumas vezes nas defesas do goleiro. Isso tem que ser melhorado”, disse.
“Já no sistema defensivo, a necessidade de resgatar o 5:1 voltou a funcionar bem, então, o jogo caiu para um gol, mas por erros nossos, não tirando os méritos da Argentina. Tivemos sempre domínio do jogo e com boas possibilidades de ampliar o marcador, mas não fomos efetivos. Precisamos melhorar essa eficiência. Se conseguirmos isso, logo vamos deslanchar mais", afirmou o treinador.
"O Quatro Nações é muito importante, porque traz a seleção de volta para o povo assistir. Isso é uma coisa muito rica. Hoje, tivemos uma grande quantidade de gente assistindo, e isso mostra a força da nossa modalidade. As equipes vieram com jogadores jovens, mas estamos no ciclo olímpico. Então, está dentro do esperado. Gostaríamos que a nossa participação fosse um pouco melhor, mas ela foi evoluindo passo a passo, e isso foi positivo", acrescentou. (LKS, com CBHb)