Caio Souza faz sua primeira final em Mundial de ginástica
Os mais completos ginastas estarão nesta quinta-feira (5) no palco do Estádio Olímpico de Montreal, no Canadá, em busca de uma medalha no individual geral masculino do Mundial de Ginástica Artística. Entre eles, o brasileiro Caio Souza, que se garantiu nas finais entre os 24 atletas classificados. A decisão está marcada para às 20h (horário de Brasília).
O campeão brasileiro na somatória de todos os aparelhos está no segundo Mundial da carreira e faz sua primeira final. Nas classificatórias, Caio somou 81,548 e ficou em 14° lugar, sendo 14,483 no salto, 14,443 nas paralelas, 14,200 nas argolas, 14,033 no solo, 12,166 na barra fixa e 12,700 no cavalo com alças.
As finais contarão também com atletas de Cuba, China, Ucrânia, Japão, Rússia, Estados Unidos, Grã Bretanha, Suíça, Turquia, Colômbia, Armênia, Chipre, Alemanha, México, Lituânia, Coreia do Sul, Canadá e Espanha. Alguns deles com resultados de destaque em competições passadas.
"O treino de hoje (quarta) foi leve pela manhã. Serviu para ajustarmos algumas coisas que aconteceram nas classificatórias. Agora é descansar para chegar com 110%. A competição está bem forte. A lista dos dez primeiros colocados está muito disputada. Eles são atletas já conhecidos e, por isso, precisamos fazer o trabalho muito bem feito e competir da melhor forma possível", destacou o atleta de 24 anos, ganhador do ouro na barra fixa e o bronze nas paralelas na etapa de Copa do Mundo de Varna desse ano e de quatro medalhas no Pan-Americano.
"Acredito que se eu fizer a competição da melhor forma possível, posso ter um bom resultado", projetou o atleta nascido em Volta Redonda – a 130 km da cidade do Rio de Janeiro.
O técnico Ricardo Yokoyama, que acompanha o generalista na seleção e na ADC/São Bernardo-SP, clube onde treina, confirma que o brasileiro pode fazer prova ainda melhor e buscar um bom resultado, mesmo lado a lado com ginastas como o cubano Manrique Larduet, primeiro colocado nas classificatória, o chinês Ruoteng Xiao, segundo, e o russo David Belyavskiy, terceiro. "O nível está muito bom. Alguns ginastas vieram realmente bem fortes. O Caio está bem preparado, fisicamente e psicologicamente. Nosso objetivo agora é fazer uma competição melhor que a do primeiro dia e ganhar posições. Tivemos uma falha relativamente grave na barra e acredito que se isso for sanado para as finais já dará uma pontuação bem melhor para ele", expôs o treinador.
Além de Caio, a seleção masculina terá Arthur Zanetti na decisão das argolas, no sábado (7).
Após as finais do individual geral masculino, a sexta-feira (6) será reservada para as finais do individual geral feminino e o sábado (7) e domingo (8) para as disputas dos pódios por aparelho.
Lesão tira Rebeca Andrade do Mundial
Rebeca Rodrigues de Andrade, 18, durante o aquecimento para o treinamento de pódio do Mundial, em Montreal, sofreu um entorse do joelho direito no salto. A atleta foi avaliada pelo médico da seleção, Breno Schor, que acompanha a equipe no Canadá, e posteriormente, realizou exame de ressonância magnética, que confirmou a lesão do ligamento cruzado anterior. A atleta já iniciou tratamento intensivo com fisioterapia.
A ginasta foi reavaliada e a comissão médica em acordo com a comissão técnica decidiu que a atleta não apresenta condições de competir neste momento. Rebeca se mantém na delegação até o final da competição para tratamento fisioterapêutico e acompanhamento médico. (Da assessoria)