Mundiais Paralímpicos de Natação e de Halterofilismo serão em novembro
O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira (3), que os Mundiais de Natação e de Haterofilismo, adiados no mês passado por causa do terremoto na Cidade do México, foram remarcados. Os dois campeonatos serão realizados de 27 de novembro a 7 de dezembro, na capital mexicana.
Após as catástrofes, o IPC e a Fundação Agitos lançaram campanha global para arrecadar fundos e ajudar a Unicef no México. Até agora, de acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), foram angariados 40 mil doláres.
A decisão de reagendar os dois eventos foi tomada depois de consultas com os membros do IPC e de garantias do Comitê Organizador local. Cerca de 1.400 atletas, oficiais e estafes participariam dos campeonatos, agendados originalmente de 30 de setembro a 6 de outubro, na Piscina Olímpica Francisco Marquez e no Ginásio Olímpico Juan de La Barrera. Com as novas datas, os Comitês Paralímpicos nacionais têm até o dia 8 para confirmar participação.
O Brasil garantiu presença. "Vamos reconvocar todos os atletas e reorganizar a nossa logística para as duas competições.", disse Jonas Freire, diretor técnico adjunto do CPB.
As arenas de competição não sofreram danos com os terremotos. "Eles querem mostrar ao mundo que o México está aberto e que a vida e os negócios continuam. Ao mesmo tempo, o retorno que tivemos dos membros do IPC é de que eles estão dispostos a levarem os campeonatos a frente”, afirmou Andrew Parsons, presidente do IPC.
“Depois de confirmar todos os procedimentos de segurança nas arenas de competição, nos hotéis e em toda a infraestrutura relacionada, nós decidimos reagendar os Mundiais para dois meses depois do planejado anteriormente", completou o brasileiro Parsons.