top of page
super_banner_SPE.gif

Ultramaratona de MTB na Bahia confirma ‘medalhões’ internacionais

  • 23 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

A oitava edição da Brasil Ride, entre 14 e 21 de outubro, na Costa do Descobrimento, no sul da Bahia, terá nomes de peso do mountain bike mundial na disputa da principal ultramaratona de MTB das Américas.

Entre os 500 inscritos, vão pedalar por 600 km entre Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, e Guaratinga, 20 ciclistas de dez países com títulos nacionais ou mesmo internacionais, como campeonatos mundiais, continentais e até Olimpíada. O principal exemplo disso é a “lenda” do MTB, medalhista de ouro em Atlanta-96 e campeão mundial de 1995, o holandês Bart Brentjens.

Bart Brentjens em Arraial d'Ajuda - Armin Kuestenbrueck/Brasil Ride)

Além de Bart Brentjens, 19 ciclistas formam esse seleto grupo de estrelas de seus países confirmadas na ultramaratona. No Brasil, a lista é vasta, com Abraão Azevedo, Halysson Ferreira, Henrique Avancini, Hugo Prado Neto, Raiza Goulão e Ricardo Pscheidt, os seis tendo vencido campeonatos brasileiros. Entre os portugueses, Celina Carpinteiro e Luis Leão Pinto estão confirmados como campeões nacionais, assim como Tiago Ferreira, campeão mundial e europeu. Outro holandês de destaque é Hans Becking, vencedor do campeonato holandês e bicampeão da Brasil Ride.

Da Áustria, está garantida a participação pelo quarto ano seguido de Kren Wolfgang, campeão europeu e mundial de MTB Indoor. Dupla de Raíza Goulão, a jovem francesa Margot Moschetti carrega no currículo os títulos de campeã nacional júnior de XCO e vice-campeã européia júnior, o que torna a parceria favorita no feminino. Campeão mundial e grego, Periklis Ilias formará dupla com Tiago Ferreira e também é apontado como forte candidatos ao título da open.

Samuelle Porro correrá ao lado de Fabian Rabensteiner-Sportograf/Brasil Ride

Completam o time dos campeões, a tricampeã chilena Pilar Covalan, que competirá ao lado de Ana Luisa Panini, Samuelle Porro, bicampeão italiano de maratona, que formará parceria com o atual campeão da Brasil Ride, seu compatriota Fabian Rabensteiner, os norte-americanos Sonya Looney, campeã Mundial de 24h, e Gordon Wadsworth, campeão nacional e da Ultra Endurance Series, a formar uma dupla mista, e os dinamarqueses Sebastian Carstensen, campeão sub-23 da UCI Junior Series, companheiro de Hans Becking, e Soren Nissen, bicampeão nacional, que correrá com Luis Leão.

Visão das instalações de edição anterior do Brasil Ride - Site do evento/Reprodução

A edição 2017 reunirá 250 equipes de 22 países e de 24 estados. No sábado (21), a Maratona dos Descobrimentos, disputada em única etapa, terá pelo menos mil ciclistas. Classe S1 na UCI, a competição distribui aos campeões da open e da feminina 120 pontos no ranking mundial.

Nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu, em 2016, 500 atletas de 23 países e 24 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 16 e 22 de outubro, na Costa do Descobrimento (Com assessoria)

Comentarios


Notícias Relacionadas

bottom of page