top of page
super_banner_SPE.gif

Luan Pimentel se prepara para lutar fora do país pela 1ª vez


Arquivo - Bruno Miami/Inovafoto/CBDV

Perto de completar 20 anos, Luan Simões Pìmentel vive a expectativa de competir pela primeira fora do Brasil. O judoca do Ismac é o único para-atleta da região Centro-Oeste convocado para a Copa do Mundo IBSA de Judô Paralímpico.

Considerada a principal competição da modalidade no ano, o Mundial terá seu dia de combate no dia 9 de outubro, em Tashkent, no Uzbequistão. Nascido em Camapuã – a 140 km de Campo Grande, Luan Pimentel, deixou de ser um promessa e hoje é uma realidade no cenário nacional do judô para cegos.

Entre seus pódios mais recentes, o sul-mato-grossense tem a medalha de prata ganha no Campeonato das Américas. No evento disputado no fim do mês de agosto, em São Paulo (SP), Luan perdeu o ouro para o compatriota Denis Rosa, 18 anos mais experiente, do Cesec-SP, no peso até 73 kg.

Luan no pódio do Campeonato das Américas - Facebook/Reprodução

Por meio da internet, Luan falou ao Só Por Esportes sobre a Copa do Mundo, mês que vem, na Ásia.

“A expectativa para esta competição é muito grande, vai ser a primeira vez que vou viajar para fora e representar o Brasil”, confirma o judoca de 19 anos nascido em 29 de setembro. “Apesar de já ter lutado com atletas de fora, vai ser uma nova experiência”, acrescenta.

Luan retornou a Mato Grosso do Sul na quarta-feira (20), depois de período de treinos com a seleção brasileira em São Paulo.

Questionado se o fato de ser sua primeira vez fora do Brasil o deixa mais nervoso, o para-atleta acredita que a situação não vai influenciar o seu rendimento. “Estou pesquisando tudo que posso sobre o país para já saber o que esperar quando chegar. Coisas como clima, língua e costumes locais para ser um bom visitante no Uzbequistão”, comenta o “precavido” atleta.

Ao SPE, a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), informou que a delegação volta a se encontrar no dia 5, no aeroporto de Guarulhos, onde embarca para a competição na madrugada do dia seguinte. A previsão de desembarque em Tashkent é na manhã do dia 7.

No mesmo dia, e no dia 8, estão programados os treinamentos e a pesagem oficial. As lutas da Copa do Mundo em todas as categorias serão em 9 de outubro.

Para o principal campeonato do ano, a comissão técnica elaborou a lista com 13 atletas, entre eles, os medalhistas dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Segundo a CBDV, a região com o maior número de convocados é a Sudeste, com sete atletas de São Paulo e três do Rio de Janeiro. A lista conta com judocas do Pará e Rio Grande do Norte, além de Luan, por Mato Grosso do Sul.

Á direita, Luan tira foto com tetracampeão paralímpíco Antônio Tenório da Silva e de Thiago Marques. A dupla também está convocada para a Copa no Uzbequistão - Thiago Marques/Facebook

Donos dos melhores resultados do Judô Paralímpico brasileiro na Rio 2016 com as conquistas das medalhas de prata, Alana Maldonado, Antônio Tenório, Lucia Araújo e Wilians Araújo estarão na competição na Ásia.

O Judô Paralímpico brasileiro conta com o patrocínio da Infraero desde 2009.

Notícias Relacionadas

bottom of page