Luan Pimentel se prepara para lutar fora do país pela 1ª vez
Perto de completar 20 anos, Luan Simões Pìmentel vive a expectativa de competir pela primeira fora do Brasil. O judoca do Ismac é o único para-atleta da região Centro-Oeste convocado para a Copa do Mundo IBSA de Judô Paralímpico.
Considerada a principal competição da modalidade no ano, o Mundial terá seu dia de combate no dia 9 de outubro, em Tashkent, no Uzbequistão. Nascido em Camapuã – a 140 km de Campo Grande, Luan Pimentel, deixou de ser um promessa e hoje é uma realidade no cenário nacional do judô para cegos.
Entre seus pódios mais recentes, o sul-mato-grossense tem a medalha de prata ganha no Campeonato das Américas. No evento disputado no fim do mês de agosto, em São Paulo (SP), Luan perdeu o ouro para o compatriota Denis Rosa, 18 anos mais experiente, do Cesec-SP, no peso até 73 kg.
Por meio da internet, Luan falou ao Só Por Esportes sobre a Copa do Mundo, mês que vem, na Ásia.
“A expectativa para esta competição é muito grande, vai ser a primeira vez que vou viajar para fora e representar o Brasil”, confirma o judoca de 19 anos nascido em 29 de setembro. “Apesar de já ter lutado com atletas de fora, vai ser uma nova experiência”, acrescenta.
Luan retornou a Mato Grosso do Sul na quarta-feira (20), depois de período de treinos com a seleção brasileira em São Paulo.
Questionado se o fato de ser sua primeira vez fora do Brasil o deixa mais nervoso, o para-atleta acredita que a situação não vai influenciar o seu rendimento. “Estou pesquisando tudo que posso sobre o país para já saber o que esperar quando chegar. Coisas como clima, língua e costumes locais para ser um bom visitante no Uzbequistão”, comenta o “precavido” atleta.
Ao SPE, a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), informou que a delegação volta a se encontrar no dia 5, no aeroporto de Guarulhos, onde embarca para a competição na madrugada do dia seguinte. A previsão de desembarque em Tashkent é na manhã do dia 7.
No mesmo dia, e no dia 8, estão programados os treinamentos e a pesagem oficial. As lutas da Copa do Mundo em todas as categorias serão em 9 de outubro.
Para o principal campeonato do ano, a comissão técnica elaborou a lista com 13 atletas, entre eles, os medalhistas dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Segundo a CBDV, a região com o maior número de convocados é a Sudeste, com sete atletas de São Paulo e três do Rio de Janeiro. A lista conta com judocas do Pará e Rio Grande do Norte, além de Luan, por Mato Grosso do Sul.
Donos dos melhores resultados do Judô Paralímpico brasileiro na Rio 2016 com as conquistas das medalhas de prata, Alana Maldonado, Antônio Tenório, Lucia Araújo e Wilians Araújo estarão na competição na Ásia.
O Judô Paralímpico brasileiro conta com o patrocínio da Infraero desde 2009.