CBDA proíbe trajes tecnológicos para nadadores até 12 anos. Saiba por quê
- Luciano Kishô Shakihama
- 20 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Vigora há uma semana, e reforçada na última sexta-feira (15), a medida da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos que proíbe o uso de trajes de alta performance (fastskin) para atletas das categorias Mirim e Petiz.
De acordo com o site da entidade nacional, a decisão foi tomada “após estudos, reuniões e consequente consenso entre o Conselho Técnico Nacional de Natação de Base (CTNNB)”.

Ao Só Por Esportes, o especialista na natação e comentarista da SporTV, o coach Alex Pussieldi, disse ser a favor da decisão. “Brasil foi pioneiro neste aspecto. Algumas federações estaduais dos Estados Unidos e Austrália (já tomaram a providência), mas (como) país somos o primeiro”, responde em mensagem por meio da internet.

“Uma medida acertadíssima visando o futuro e o desenvolvimento do esporte, sem imediatismo. Nota 10 para a CBDA”, acrescentou Pussieldi, que também escreve o Blog do Coach.
Deste modo, o uso de trajes de alta performance (fastskin) para os atletas entre 9 e 12 anos estão vetados para competições oficiais no país. Para a categoria Mirim, as novas determinações da CBDA entram em vigor a partir da temporada 2018, enquanto para a categoria Petiz as medidas passam a valer na temporada de 2019.
"Acreditamos que essa medida poderá contribuir para a democratização da natação, com consequente aumento da base, que esperamos que dê frutos se não nesse, ao menos nos próximos ciclos olímpicos", explicou Renato Cordani, diretor de Esportes Gerais da CBDA.
Ainda segundo a Confederação, outros fatores foram considerados. Faz parte de uma mudança de ideologia por parte dos atletas e treinadores, pois, acredita a entidade, “uma vez que os nadadores passarão a perceber que não é o traje o responsável pela boa performance, e sim os treinamentos, a técnica e a disciplina”. O preço, há vestimentas que custam em torno de dez vezes mais o vestuário convencional, também foi avaliado, uma vez que os trajes são caros e por vezes inacessíveis.
Mais informações sobre a decisão podem ser obtidas no boletim da CBDA divulgado no dia 13. Clique aqui
Pelo calendário sul-mato-grossense, nestas categorias, o próximo evento é o Festival CBDA Correios Centro-Oeste. As disputas Mirim e Petiz estão previstas para 27 e 28 de outubro, no Rádio Clube, em Campo Grande.
Comments