Japão x Brasil na Davis tem gesto polêmico e alerta de tufão
- Luciano Kishô Shakihama
- 17 de set. de 2017
- 2 min de leitura
No confronto entre Japão e Brasil na Copa Davis, em Osaka, o brasileiro Guilherme Clezar foi multado pela Federação Internacional de Tênis (ITF) em US$ 1,5 mil, cerca de R$ 4.800.
De acordo com o site da SporTV, na madrugada de sexta-feira (15), Clezar fez um ato considerado discriminatório diante dos japoneses, em Osaka.
O número 244 do mundo "puxou o olho" em referência ao juiz japonês que errou a marcação em ponto do tie-break do terceiro set contra Yuichi Sugita, 42º colocado da ATP. Ele alegou que teria sido interpretado de maneira equivocada.

De acordo com comunicado da ITF, Clezar teve conduta antidesportiva ao fazer o gesto contra o japonês. Após a partida uma junta reviu o lance pela TV e optou pela punição. A ITF cita que condena qualquer forma de discriminação e lembra que o brasileiro usou suas redes sociais logo depois para se desculpar. Número 5 do país, o gaúcho de 24 anos foi chamado para o lugar de Thomaz Bellucci, e não possui vitória em torneios oficiais do circuito.
Pelo segundo dia seguido, os confrontos Brasil x Japão foram adiados. A chuva que impediu que as partidas de sábado (16) acontecessem melhorou, mas uma previsão de tufão para as próximas 24h fez com que as autoridades japonesas decretassem toque de recolher em Osaka. Os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo devem enfrentar Ben McLachlan e Yasutaka Uchiyama em busca do primeiro ponto do Brasil no confronto. O Japão vence por 2 a 0.
Na primeira partida da série, Sugita derrotou Clezar por 3 sets a 0. Em seguida, Go Soeda, 139º, bateu o cearense Thiago Monteiro, 116º, em cinco sets. Ainda não houve a confirmação de quando os jogos restantes acontecerão.
Comments