top of page
super_banner_SPE.gif

‘Leão’ brasileiro deixa africano para trás no Rio

  • 20 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

O brasileiro José Márcio Leão venceu a 21º Meia Maratona do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (20), e deixou o país no lugar mais alto do pódio pelo segundo ano consecutivo.

No feminino a primeira a cruzar a linha de chegada foi a queniana Esther Kakuri, que estreou com o pé direito na competição mais bonita do calendário nacional e que reuniu milhares de atletas de 26 países, divididos nas categorias Elite Masculina e Feminina, Cadeirante e 5k

Pódio masculino da Meia Maratona do Rio, neste domingo - MidiaSport/Divulgação

Nascido em Garanhuns, a 230 km de Recife, José Márcio correu como um “verdadeiro leão” e completou os 21.097 metros entre a Praia de São Conrado e o Aterro do Flamengo, com o tempo de 1h04min18seg. Poucos passos a frente do etíope Demiso Gudeta e apenas 4 segundos do brasileiro Damião Ancelmo de Souza. Na elite masculina a prova foi de muito equilíbrio e estratégia para o atleta de apenas 26 anos.

“Comecei a prova determinado a puxar o pelotão e fiz isso em 96% da prova, quando cheguei nos 900 metros finais abri um pouco e nos últimos 200 metros dei um tiro até a linha de chegada, o que deu certo”, destacou José Márcio que treinou 28 dias consecutivos em Juazeiro do Norte com foco na competição. Em 2016, o atleta Giovani dos Santos foi quem garantiu o primeiro lugar para o Brasil.

Esther Kakuri cruza a linha de chegada em primeiro no feminino - MidiaSport/Divulgação

Pela primeira vez na Meia Maratona do Rio, a queniana Esther Kakuri cruzou a linha de chegada em grande estilo. Com 23 anos, Esther, que concluiu o percurso em 1h14min44seg, se sentiu em casa com a receptividade da torcida brasileira.

“O clima úmido estava perfeito para correr, além disso, a energia das pessoas por onde eu passava era contagiante”, destacou Esther que terminou a prova em 1h14min44seg, e que já faz planos para correr a Meia Maratona em 2018.

Destaque brasileiro na elite feminina, a campeã do ano passado, a paranaense Joziane Cardoso, que brilhou nas últimas temporadas, com vitórias na Meia Maratona Internacional de São Paulo, Volta Internacional da Pampulha, entre outras competições, garantiu o 3º lugar no pódio com a marca de 1h16min36seg.

“Este resultado representa muito treino e foco. As quenianas se preparam somente para a prova, ao contrário de mim”, ressalta Joziane que já se prepara para a Volta da Pampulha. “Estar mais uma vez no pódio é motivo de muito orgulho”, completou. (LKS, com assessoria)


Comentarios


Notícias Relacionadas

bottom of page