Sábado, basquete 3x3 estará em curso em Campo Grande
- 9 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Luciano Kishô Shakihama
Hoje (9), fazem dois meses que o basquete 3×3 foi incluído oficialmente na Olimpíada de Tóquio 2020, por meio do anúncio oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI). A modalidade que já era jogada por muitos nas quadras das praças de várias cidades, foi “enquadrada” em 2010 e ganhou ares de esporte. Mesmo.
Então, vamos lá, basicamente agora é disputado assim: como o nome sugere, no 3×3 cada equipe é composta por três jogadores. O jogo é disputado em uma área menor (15m x 11m) do que a metade de uma quadra padrão e as regras mudam. O que em um jogo normal, aquele do cinco para cada lado, é uma bola que vale três pontos, no 3×3 são pontuados dois. Ganha a equipe que marcar 21 pontos primeiro ou a que estiver com maior número de cestas feitas ao fim de 10 minutos.
Espírito esportivo à parte, a inserção da modalidade na programação olímpica, bem como o surfe, skate e escalada, visa aumentar a audiência das olimpíadas entre os jovens.
Dito isto, sábado (12), em Campo Grande, no ginásio do Instituto Mirim Unidade 2, na rua Usi Tomi, 509, no Carandá Bosque, acontece o curso “Basquete 3×3”. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), até quinta (10).
A data coincide com a disputa do torneio nos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul. Será a primeira vez da modalidade na competição.
Segundo os organizadores, o curso de um dia (começa as 7h40 e vai até o início da noite) será voltado a “profissionais e acadêmicos de Educação Física e áreas afins, além de instruir árbitros de basquete sobre o funcionamento, as regras, os equipamentos necessários para se realizar um evento de basquete 3×3”.
A capacitação será dada por uma dupla. De acordo com a Fundesporte, Francisco Oliveira é Gerente de Desenvolvimento de Basquete 3×3 da Confederação Brasileira e ficará com a parte de como funciona o esporte, técnicas, sistemas e fundamentos básicos.
Fernanda Sá é instrutora de arbitragem 3×3 da CBB e explicará as regras, mecânica de arbitragem e regras aplicáveis do basquete 5×5.
O fone de contato da Fundesporte é 67 3323-7200.
Comments